‘É tempestade em copo d’água’, diz presidente da CCJ sobre PEC do STF

O presidente da CCJ na Câmara, deputado Gustavo Lima (Foto: Gustavo Bezerra) Sâo Paulo – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, deputado Décio […]

O presidente da CCJ na Câmara, deputado Gustavo Lima (Foto: Gustavo Bezerra)

Sâo Paulo – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, deputado Décio Lima (PT-SC), divulgou nota ontem (25) à noite em que classifica de “tempestade em copo d’água” a polêmica em torno da PEC que submete ao Congresso decisões do STF a respeito de matérias constitucionais.

Ele explica que a CCJ aprovou apenas admissibilidade da proposta não significa aprovação, já que a matéria deverá ainda ser dicutida por uma comissão especial. “Admissibilidade não é concordância com o mérito, é preciso que fique claro”, diz o texto.

Segundo Lima, também houve “equilíbrio” político na análise da admissibilidade da PEC, “uma vez que o autor da proposição é o deputado Nazareno Fonteles, do PT/PI, e o relator, o deputado João Campos, do PSDB/GO, da oposição”.

O deputado considera a discussão a respeito dos poderes do STF cabível numa democracia. “Nenhum assunto é proibido de se discutir na democracia e o Legislativo é o poder da República legitimamente constituído para o debate e a formulação da legislação brasileira”, diz a nota. 

Leia a íntegra:

Nota da Presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sobre a votação da admissibilidade da PEC 33/2011

A polêmica que se estabeleceu depois da aprovação da admissibilidade da PEC 33/2011, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara, não passa de tempestade em um copo d’agua. O debate entre os três poderes é normal. Nenhum assunto é proibido de se discutir na democracia e o Legislativo é o poder da República legitimamente constituído para o debate e a formulação da legislação brasileira.

Admissibilidade não é concordância com o mérito, é preciso que fique claro. Essa incompreensão tornou-se o busílis da polêmica e orienta o debate pelo lado que interessa mais à política.

Recentemente foi aprovada na CCJC a admissibilidade da PEC 565/2006, que trata do Orçamento impositivo, matéria que desagradou o governo, por retirar do Poder Executivo parte da autonomia sobre o orçamento. No entanto, não houve polêmica no nível que está havendo com a admissibilidade da PEC 33/2011.

Do ponto de vista político, houve um equilíbrio, uma vez que o autor da proposição é o deputado Nazareno Fonteles, do PT/PI, e o relator, o deputado João Campos, do PSDB/GO, da oposição.

O projeto foi incluído na pauta da CCJC no dia 12 de dezembro de 2012. A discussão, iniciada em 14 de abril de 2013. Antes, porém, os deputados Alessandro Molon, PT/RJ; Arthur Oliveira Maia, PMDB/BA; Marcelo Almeida, PMDB/PR; Paes Landim, PTB/PI; Ricardo Berzoini, PT/SP; e Vieira da Cunha, PDT/RS, em 27 de março de 2013 pediram vista conjunta para apresentação de voto em separado, mas apenas os deputados Vieira da Cunha e Paes Landim apresentaram voto em separado. No dia 10 de abril de 2013, o deputado Efraim Filho, DEM/PB, solicitou a retirada de pauta tendo em vista a ausência do relator. No dia 24 de abril de 2013 foi discutida a matéria. Na pauta, era o 49º item. O autor, deputado Nazareno Fonteles, pediu inversão de pauta, prevista no Regimento Interno, e o item passou a ser o 4º. Como os relatores dos três primeiros projetos não estavam presentes, passou a ser o primeiro item da pauta, a PEC 33/2011.

A tramitação e votação da admissibilidade da PEC transcorreu sob rigorosa observação das normas regimentais. Não houve absolutamente nenhum erro no que tange às prerrogativas da zelosa Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Não há, portanto, nenhuma possibilidade de se ter arranhado sequer uma vírgula da nossa Carta Magna. O entendimento da Comissão foi de que a matéria não feriu as cláusulas pétreas da Constituição, sobretudo aquelas que formularam os poderes da República brasileira.

Brasília (DF), 25 de abril de 2013
Deputado Décio Lima, Presidente 

Leia também

Últimas notícias