Crise no Senado não enfraquece liderança de Sarney, diz Diap

Presidente do Senado e Renan Calheiros mantém-se entre os 'cabeças do Congresso', levantamento anual realizado pela entidade. SP é o estado com mais parlamentares mais influentes

Apenas 12 dos integrantes da lista não estavam entre os mais influentes em 2008 (Foto: Fernanda Di Castro/Agência Câmara)

Na lista dos 100 “cabeças do Congresso”, 21 parlamentares são de São Paulo e 25 filiados ao PT. A relação é  divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Análise Parlamentar (Diap) e leva em conta ação de deputados e senadores.

A crise no Senado serviu para consolidar a liderança de figuras como o presidente da Casa José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL). “O apoio do governo na crise Sarney consolidou o poder desse grupo”, declarou Antônio Augusto Queiróz, diretor do Diap e coordenador da pesquisa e da publicação ao jornal Valor Econômico.

O PMDB, com 16 parlamentares, o DEM e PSDB (13 cada) completam a lista dos quatro partidos com mais integrantes listados. São 71 deputados (14% do total) e 29 senadores (36%).

Entre os estados, depois dos paulistas, os representantes do Rio Grande do Sul (11), Pernambuco (9) e Rio de Janeiro (8) são os que têm mais parlamentares bem avaliados pelo órgão.

Apenas 12 dos 100 não estavam na lista de 2008. Todas as vagas foram “abertas” pela saída de deputados, mas apenas nove dos “calouros” vieram da Câmara e outros três do Senado. Outra listagem traz 100 parlamentares em ascenção.

Os critérios usados no levantamento são, segundo o Diap, a capacidade de se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. São levadas em conta a condução de debates, negociações, votações, articulações e formulações. Além disso, a facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate também são consideradas.

Segundo o órgão, posições ocupadas formal ou informalmente – como presidência de comissões, lideranças, relatorias, missões partidárias, direção da Câmara ou do Senado – são determinantes para garantir uma vaga na lista. A cobertura da mídia também possui papel decisivo na projeção desses parlamentares.

Os mais influentes foram ainda separados em áreas de atuação, como economia, educação, saúde, agricultura e questões fundiárias entre outras.

Clique aqui para conhecer a lista completa.

Leia também

Últimas notícias