Jornalistas e estudantes protestam contra fim do diploma

Mobilização no estado de São Paulo também inclui estudantes contrários à decisão do STF de acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão

Diretórios acadêmicos de faculdades de Jornalismo e Regionais do Sindicato dos Jornalistas Profissionais realizam manifestações de protesto na contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, que eliminou a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão.

Estão programados protestos em Campinas, Guarulhos, Votuporanga e Sorocaba. Em São Paulo, está marcada para esta segunda-feira (22), a partir das 10h, concentração diante da estação do metrô Consolação, na avenida Paulista. 

A expectativa do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo, é que esta movimentação seja o início do debate de uma nova regulamentação para a comunicação no País. “Que estas manifestações sirvam para a sociedade brasileira fazer uma grande mobilização para reorganizar os marcos regulatórios nas comunicações brasileiras, que passa não só pela questão da função de jornalista, mas também, por exemplo, pelas concessões de rádios e TVs, a legislação da internet”, sustenta.

Para ele, a sociedade precisa responder à decisão do STF. “Com essa decisão do STF, só as empresas têm poder dentro do mundo da comunicação no Brasil, o Supremo passou um cheque em branco para os empresários da comunicação. A sociedade tem de dizer que esse cheque é sem fundo, que não quer a comunicação organizada desse jeito. E vamos começar pelos estudantes.”

Os organizadores sugerem vestir preto, trazer nariz de palhaço e uma colher de pau.

Leia também

Últimas notícias