Turistas retidos por protestos na Terra do Fogo são liberados

Brasília – O Ministério dos Relações Exteriores informou na tarde deste sábado (15) que já foi feito um acordo com os manifestantes chilenos que bloquearam os acessos à Terra do […]

Brasília – O Ministério dos Relações Exteriores informou na tarde deste sábado (15) que já foi feito um acordo com os manifestantes chilenos que bloquearam os acessos à Terra do Fogo, para que todos os turistas que estão no região possam passar pelas barricadas e voltar a seus países. Segundo o Itamaraty, o consulado brasileiro conseguiu um acordo para que os turistas também passem pelas bloqueios. 

Cerca de 140 turistas brasileiros ficaram retidos na região, por causa de protestos organizados desde quarta-feira (12) pela população local contra o aumento do preço do gás.

Mais de mil turistas de diversas nacionalidades estão na Terra do Fogo. As autoridades chilenas afirmam que há possibilidade de desabastecimento, caso as barricadas não sejam desfeitas. Mais cedo, o brasileiro Guilherme Miqueluteti, que está na localidade de Puerto Natales, havia dito que a Cruz Vermelha Internacional tentava fazer um acordo para retirá-los da região.  

A onda de protestos e paralisações na Terra do Fogo começou logo depois que o governo anunciou o aumento do preço do gás. Desde então, o comércio foi fechado e as estradas que dão acesso ao local foram bloqueadas. 

Mais de mil veículos, entre carros, caminhões e ônibus, aguardam para entrar na região e mais de 300 estão impedidos de sair. Os manifestantes bloqueiam o acesso às balsas que ligam, por via marítima, a região ao restante do continente.

Leia também

Últimas notícias