Suspeito de atentados na Noruega é ligado à extrema direita

Atentado a bomba seguido de assassinato em massa de jovens do Partido Trabalhista norueguês teria 'inclinação para o cristianismo de direita'

São Paulo – O suspeito de atentado a bomba e de ter matado pelo menos 84 noruegueses a tiros em Oslo, capital do país nórdico, é ligado à extrema direita e considerado um radical cristão com posições avessas ao islamismo. Segundo a polícia da Noruega, o homem preso como autor dos disparos tem 32 anos é alto e loiro. A imprensa local sugere que o nome do acusado é Anders Behring Breivik.

Ele foi indiciado pelos homicídios a tiros, em acampamento de jovens do governista Partido Trabalhista norueguês, e por outras sete mortes em ataque a bomba. Ambos os crimes aconteceram na sexta-feira (22). Enquanto o encontro ocorria na ilha de Utoeya, a noroeste de Oslo, a bomba explodiu em um prédio onde funciona um complexo do governo, no centro da capital.

A polícia trabalha tanto com a hipótese de que haja cúmplices quanto com a possibilidade de ter sido uma ação arquitetada exclusivamente pelo suspeito. Os explosivos teriam usado fertilizantes, e não está claro se foi usada mais de uma arma para o massacre. “Ele descreve a si mesmo como um cristão, com inclinações para o cristianismo de direita, em sua página no Facebook”, disse o vice-chefe da polícia, Roger Andresen.

O primeiro-ministro Jens Stoltenberg classificou o episódio como “tragédia nacional” e a pior desde a Segunda Guerra Mundial. “Uma ilha paradisíaca foi transformada em um inferno”, resumiu. O encontro reunia 560 pessoas. No caso do atentado ao complexo governamental,

Com informações da Reuters e OperaMundi