Presidente francês diz que Grécia deve permanecer no Euro

François Hollande (à dir.) e o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, fazem comunicado à imprensa após reunião no Palácio do Eliseu, em Paris (Foto: Jacky Naegelen/Reuters) Paris – O presidente francês, […]

François Hollande (à dir.) e o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, fazem comunicado à imprensa após reunião no Palácio do Eliseu, em Paris (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)

Paris – O presidente francês, François Hollande, disse hoje (25) que os líderes gregos têm de demonstrar seu compromisso em implementar reformas e que a Europa precisará adotar decisões sobre o país o mais rápido possível depois que for feita a apresentação de um relatório pelos credores internacionais da Grécia, sobre os progressos alcançados.

Hollande também declarou, após reunir-se hoje com o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, que a Grécia tem de permanecer na zona do euro, repetindo assim comentários feitos pela premiê alemã, Angela Merkel, que manteve conversações similares com Samaras ontem.

“(A Grécia) tem de demonstrar novamente a credibilidade de seu programa e a vontade de seus líderes de levá-lo até o fim, e ao mesmo tempo garantir que seja suportável para a população”, disse Hollande aos repórteres.

“Do lado europeu, estamos esperando o relatório da troika”, afirmou ele, referindo-se à Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

“Assim que tivermos esse relatório, assim que os compromissos… forem confirmados, A Europa tem de fazer o que tiver de fazer”, disse. “Nós estamos enfrentando essa questão há dois anos e meio. Não há tempo a perder. Há compromissos a serem reafirmados dos dois lados, decisões a tomar, e quanto mais cedo, melhor. Ou seja, depois do relatório da troika na cúpula europeia, em outubro.”

Samaras disse ter garantido ao presidente francês que a Grécia está determinada a superar a crise da dívida e permanecer na zona do euro, o que vai mostrar que a Europa é capaz de resolver seus problemas.

“Alguns estão apostando que a Grécia não vai conseguir. Eu estou aqui para assegurar que a Grécia está determinada a fazer, e vai fazer. Fará o que for preciso para superar sua crise e permanecer na zona do euro, e desempenhar o papel que merece na integração europeia”, afirmou.

O líder grego acrescentou que a recuperação econômica é crucial para ajudar o país a cumprir suas metas.

Na sexta-feira Merkel reafirmou a Samaras que deseja a permanência da Grécia na zona do euro, mas não deu sinais de ceder a seus apelos de mais tempo para cumprir os duros termos do pacote internacional de ajuda ao país.

Os líderes da França e da Alemanha coordenaram suas posições em um jantar para tratar da Grécia, em Berlim, na quinta-feira.

A conservadora Merkel e o socialista Hollande demonstraram uma posição unificada, insistindo que a Grécia tem de cumprir suas metas antes de qualquer discussão sobre os termos do pacote.

Os mercados estão otimistas quanto à possibilidade de a Europa – e em especial o BCE – finalmente adotar uma ação decisiva em setembro – um mês que será movimentado para diplomacia na zona do euro – para resolver a crise da dívida compartilhada pelos membros do bloco monetário.