Hugo Chávez suspende visita ao Brasil por causa de lesão no joelho

Nova visita de Hugo Chávez será agendada quando ele se recuperar da lesão (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil – arquivo) Atualização 13h: Chávez deverá vir ao Brasil em junho. Brasília – Por […]

Nova visita de Hugo Chávez será agendada quando ele se recuperar da lesão (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil – arquivo)

Atualização 13h: Chávez deverá vir ao Brasil em junho.

Brasília – Por recomendação médica, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cancelou a visita que faria nesta terça-feira (10) ao Brasil para se reunir com a presidenta Dilma Rousseff. Foram suspensas também as visitas que ele faria ao Equador e a Cuba. Chávez está com uma lesão no joelho que exigirá repouso nos próximos dias.

O Itamaraty, por meio de nota, informou que a nova data para a visita do presidente venezuelano ao Brasil será marcada assim que Chávez se recuperar do problema no joelho. Nesta terça, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, receberá o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que chegou a Brasília na noite de segunda-feira (9) para examinar os principais temas das agendas bilateral e regional entre o Brasil e a Venezuela.

Chávez explicou em detalhes, nesta terça, as dores no joelho esquerdo que se acentuaram após um esbarrão, que provocou uma inflamação (derramamento de líquido). Com fortes dores no local, ele foi orientado por médicos a permanecer em repouso. A possibilidade de uma cirurgia não é descartada. A lesão no joelho é antiga, do tempo em que era paraquedista militar e quando também jogava beisebol.

“Dói muito porque dá um freio no corpo, mas a alma nunca vai ser freada e lenta. É da alma que se faz inflamar mais o espírito de batalha”, disse Chávez. “Esta manhã (segunda-feira 9) eu saí andando e eu comecei a correr antes de embarcar no avião, que estava pronto para sair às 11h, e eu bati meu joelho e há um vazamento de líquido”, disse Chávez. As informações são da rede estatal de televisão, VTV, e da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Na agenda do encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Hugo Chávez, estavam temas como a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e a parceria entre os dois países na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, além da ampliação de acordos nos setores de energia, habitação e de construção de rodovias.

Fonte: Agência Brasil