desastre

Governo turco estima 302 operários mortos em incêndio

Estimativa é de que ainda haja 18 corpos a serem resgatados após tragédia na mina de carvão da cidade de Soma

TOLGA BOZOGLU/efe

O ministro da energia garantiu que as investigações começarão assim que todos os corpos forem encontrados

São Paulo – O ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz, disse hoje (16) que 302 mineiros morreram no incêndio que atingiu a mina de carvão de Soma e que ainda restam 18 corpos a serem resgatados. “O total de mortos pode ser 301 ou 302”, explicou Yildiz, em entrevista coletiva na cidade de Soma, onde ocorreu a tragédia.

Esse número seria menor que as primeiras estimativas do governo, que falavam em cerca de 350 mortos. “O incêndio continua ativo, mas está diminuindo. A concentração de monóxido de carbono é menor do que ontem. Agora, estamos reforçando os tetos e depois faremos uma revisão em todos os cantos da mina”, comentou o ministro.

Yildiz se recusou a apontar responsáveis pelo acidente e garantiu que as investigações começarão assim que todos os corpos forem retirados da mina. “Nessa fase, não podemos deixar que os investigadores entrem na mina. A investigação prosseguirá corretamente e, se houver responsabilidades, sejam de órgãos públicos ou privados, serão atribuídas”, prometeu.

O ministro pediu que as perguntas sobre a possível presença de operários sem contrato na mina sejam dirigidas aos responsáveis da empresa Soma Holding, que adquiriu a concessão de exploração em um recente processo de privatização.

A empresa divulgou ontem à noite um comunicado no qual assegurava que o acidente “foi algo nunca visto no setor da mineração”.