Sigilo

Filho ‘zero três’ de Bolsonaro teve reunião com empresa de espionagem dos Emirados Árabes

Eduardo Bolsonaro se reuniu com representantes de empresa de sistemas de espionagem capazes de invadir redes e sistemas

Reprodução/Twitter - @_edgegroup
Reprodução/Twitter - @_edgegroup
Encontro apareceu em post da agência de notícias dos Emirados Árabes

São Paulo – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou de reunião com uma delegação diplomática, militar e comercial do Brasil e membros do Grupo Edge. A empresa estatal dos Emirados Árabes Unidos está envolvida em um escândalo internacional de espionagem. O encontro teria ocorrido na sede da empresa, em Abu Dhabi, no último dia 26 de maio, segundo reportagem do Brasil de Fato.

Além do filho 03 do presidente, estavam na reunião o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Flávio Rocha; e o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut Pontes, entre outras autoridades.

Eduardo Bolsonaro procurou omitir o episódio nas suas redes sociais, mas não adiantou. O encontro apareceu em post da agência de notícias do país árabe Emirates News Agency. No Brasil, saiu apenas pelo site da LRCA Defense Consulting, que se identifica como “entidade sem fins lucrativos que se dedica a divulgar notícias e análises sobre as Empresas Estratégicas de Defesa”.

Esquema pesado

O Grupo Edge é parceiro do Ministério da Defesa e apontado como dono de sistemas de espionagem, como BeamTrail e Digital14. Eles são descritos como capazes de invadir redes e sistemas e detém a tecnologia de espionagem DarkMatter, utilizada por ditaduras para monitorar opositores.

Segundo a reportagem de BdF, a tecnologia DarkMatter tem a mão de ex-agentes da CIA e de militares de inteligência e hackers de elite vinculada ao exército de Israel. O DarkMatter é temido após diversos veículos de comunicação denunciarem que a empresa servia de fachada para o grupo de espionagem secreta Project Raven, dos Emirados Árabes, cujo alvo seriam ativistas e jornalistas.

Leia a reportagem completa do Brasil de Fato