Depois de período de rompimento, Venezuela e Colômbia ratificam acordo de paz

Brasília – Depois que reataram as relações políticas e diplomáticas há quase três meses, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, voltam a se reunir […]

Brasília – Depois que reataram as relações políticas e diplomáticas há quase três meses, os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, voltam a se reunir nesta terça-feira (2), em Caracas. Chávez e Santos vão fechar os acordos para a ampliação e desburocratização do comércio bilateral. Antes do encontro, houve negociações técnicas entre especialistas dos dois países em torno de oito temas específicos.

“Terça-feira é de Santos. Temos de saudar. Eu o recebo em Miraflores (sede do governo da Venezuela), porque estamos interessados em restaurar as relações. A Colômbia é um país irmão”, disse Chávez, durante solenidade no domingo (31), em Acevedo, na região de Miranda. As informações são da Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

Em 10 de agosto, Chávez e Santos encerraram o impasse que causava tensões entre Venezuela e Colômbia. Os presidentes se comprometeram a buscar o consenso e evitar divergências. O rompimento ocorreu ainda na gestão do ex-presidente Álvaro Uribe.

Em sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), autoridades do governo colombiano apresentaram um vídeo com imagens de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas quais o treinamento ocorria em território venezuelano. Chávez reagiu às suspeitas de que apoiava as Farc e anunciou o rompimento das relações com a Colômbia.

No entanto, Santos buscou a aproximação com Chávez e eles negociaram a criação de comissões bilaterais. Foram estabelecidos os principais temas – segurança, comércio, dívidas pendentes, questões sociais, transporte e agricultura. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para negociar um acordo de paz entre Colômbia e Venezuela.