Conselho Nacional de Transição da Líbia anuncia libertação de 10 mil presos

Porto Alegre – O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia anunciou neste domingo (28) a libertação de 10.000 prisioneiros do regime ditatorial de Muamar Kadafi. Ao contabilizar os presos políticos, […]

Porto Alegre – O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia anunciou neste domingo (28) a libertação de 10.000 prisioneiros do regime ditatorial de Muamar Kadafi. Ao contabilizar os presos políticos, os rebeldes estimam que aproximadamente 50.000 pessoas continuam desaparecidas.

“Acreditamos que entre 57.000 e 60.000 pessoas foram detidas nos últimos meses. Entre 10 mil e 11 mil foram libertados. Onde estão os demais?”, disse o porta-voz militar dos rebeldes, Ahmed Omar Bani, em uma entrevista coletiva na cidade de Benghazi (leste).

O porta-voz informou que habitantes de Trípoli tem relatado a existência de diversas valas comuns nos arredores da cidade.

Ao mesmo tempo, forças líbias se aproximaram neste domingo de Sirte, cidade natal de Muammar Gaddafi, prometendo tomá-la à força casos as negociações não tenham sucesso. Os rebeldes descartm qualquer possibilidade de diálogo com o líder deposto, a não ser que seja para a sua rendição.

Sirte, no centro-norte da Síria, é o último grande reduto de Gaddafi. “As negociações prosseguem e nós queremos unificar a Líbia muito rapidamente”, afirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmud Chammam.