Cameron sinaliza realização de referendo sobre permanência do Reino Unido na UE

Primeiro-ministro disse que dará detalhes aos eleitores sobre essa iniciativa ainda neste mês de janeiro

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, sinalizou hoje (4) que poderá organizar um referendo sobre a permanência do país na União Europeia. Em entrevista à rádio BBC 5, Cameron afirmou que pretende dar aos eleitores “uma chance real” para se pronunciarem sobre o relacionamento com a Europa.

De acordo com o primeiro-ministro, o Reino Unido tem o direito de realizar tal referendo frente às mudanças que a União Europeia pretende realizar para fortalecer o euro. Entre tais medidas está a criação de um supervisor bancário único.

Questionado sobre os detalhes da consulta pública, Cameron afirmou que será necessário “esperar até um outro discurso” seu, ainda neste mês de janeiro.

“Vamos mostrar claramente que é o Partido Conservador que oferecerá às pessoas uma opção de mudança real em relação à Europa”, afirmou o primeiro-ministro, que também é líder dessa organização. Além disso, Cameron afirmou não ver problemas em um posicionamento diferente em relação ao bloco da parte dos liberais-democratas, que também fazem parte da coalizão de seu governo.

De acordo com o jornal The Guardian, apesar de Cameron não dizer que tem a intenção de sair da UE, ele está insatisfeito por ter pouca influência nas próximas negociações sobre a zona do euro, comandadas por França e Alemanha.