reino unido

Cameron antecipa renúncia, e Theresa May deve se tornar premiê na quarta-feira

Atual ministra do Interior vai assumir cargo após desistência de Andrea Leadsom na disputa pela liderança do Partido Conservador

FLICKR/CC

Theresa May se tornou a provável líder do Partido Conservador e será a segunda mulher a assumir o cargo

Opera Mundi – O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou hoje (11) que vai antecipar sua renúncia ao cargo – prevista somente para outubro – para esta quarta (13). Assim, ele abre caminho para que Theresa May, até agora sua ministra do Interior, assuma o posto.

Theresa May se tornou a provável líder do Partido Conservador após a desistência da secretária de Estado de Energia e Mudança Climática, Andrea Leadsom, em disputar a liderança. Como a agremiação tem maioria no Parlamento, o líder do partido acaba se tornando o primeiro-ministro do país.

Cameron renunciou à liderança do partido (e ao posto de primeiro-ministro) em 24 de junho, um dia após o plebiscito em que a população britânica decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, no processo que ficou conhecido como “Brexit”.

A primeira mulher a assumir o cargo de premiê foi Margaret Thatcher, também do Partido Conservador, que liderou a região entre 1979 e 1990.

Como foi a renúncia

Após a desistência de Leadsom, Cameron convocou a imprensa e fez um pronunciamento em frente à sede do governo, o número 10 de Downing Street, em Londres.

“Nós não vamos ter uma campanha prolongada para a eleição da liderança. (…) Obviamente, com essas mudanças, nós não precisamos ter um tempo de transição prolongado. Então, amanhã (12) irei comandar minha última reunião de gabinete. Na quarta, vou participar (da sessão) da Câmara dos Comuns para o questionamento ao primeiro-ministro. Logo depois, espero ir ao Palácio (de Buckingham, onde mora a rainha Elizabeth II) e oferecer minha renúncia, então teremos uma nova primeira-ministra naquele prédio (apontando para Downing Street 10) atrás de mim na noite de quarta-feira”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias