Ataque a base militar nos EUA deixa pelo menos seis mortos e dez feridos

Prédio fica a oito quilômetros da Casa Branca e a seis do Congresso; um dos atiradores foi morto pela polícia; haveria outros dois suspeitos

©shaw then

Pessoas que trabalham perto do prédio da Marinha dos EUA foram retiradas da área após ataque

São Paulo – Pelo menos seis pessoas morreram e outras dez ficaram feridas num ataque de franco-atiradores à base do Comando de Sistemas Navais dos EUA, em Washington, a capital do país, hoje (16) de manhã. Segundo fontes policiais ouvidas pela agência EFE, entre os feridos estão um policial e duas mulheres em estado grave. Os atiradores seriam três.

O presidente norte-americano Barack Obama classificou o ataque de “ato covarde” e pediu que seus autores sejam julgados.

“Sabemos que várias pessoas ficaram feridas e algumas morreram”, acrescentou Obama sem dar detalhes, pois não se sabem “ainda todos os detalhes”.

Obama falou sobre o atentado no início de um pronunciamento na Casa Branca, que fica a oito quilômetros da base naval, para fazer um pronunciamento sobre o andamento da economia americana.

Em entrevista coletiva, a chefe da polícia metropolitana, Cathy Lanier, disse que um dos atiradores morreu e que as forças de segurança seguem buscando “outros dois potenciais agressores”.

A policial descreveu os suspeitos como um homem branco, com uniforme de capitão da Marinha, e um homem negro, de cerca de 50 anos, “com uniforme de estilo militar”.

O prefeito do distrito de Columbia, Vincent Gray, disse que um atirador entrou em um dos edifícios da base naval, onde trabalham cerca de três mil pessoas, “e começou a disparar”.

A porta-voz do MedStar Hospital Center, onde as vítimas foram atendidas, disse que oa atiradores usaram armas automáticas.

O tiroteio provocou um alerta em todo o distrito de Columbia e a intensificação da vigilância no Departamento de Transporte, que tem escritórios junto à base naval, e em torno ao Congresso, a cerca de seis quilômetros do local.

Além disso, provocou a suspensão temporária das decolagens do aeroporto Reagan National, que está do outro lado dos rios Anacostia e Potomac.