Despedida

Ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morre aos 80 anos

Tabaré Vásquez assumiu primeiro governo de esquerda desde a ditadura, governou por dois mandatos e liderou país que avançou em reformas ousadas e cidadãs

Reprodução/Labrujula24.com
Reprodução/Labrujula24.com
Tabaré elegeu Pepe Mujica depois de seu primeiro mandato e reassumiu o governo para um terceiro comando do país pela Frente Ampla

São Paulo – O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morreu na madrugada deste domingo (6). Ele tinha 80 anos e lutava contra um câncer no pulmão. Tabaré, líder da Frente Ampla que iniciou uma temporada de governos progressistas em seu país, foi eleito pela primeira vez na década passada e governo de 2005 a 2010. Em seguida, elegeu seu sucessor José Pepe Mujica e voltou a vencer para novo mandato, o terceiro seguido da Frente Ampla, entre 2015 e 2020. Foi sucedido em março por Luis Lacalle Pou, do Partido Liberal.

“Seu exemplo de integridade política e compromisso inquebrável com o nosso país e nossa gente nos impulsionará a continuar o seu legado”, diz a nota da Frente Ampla divulgada hoje. Sob os governos de Vázquez e de Pepe Mujica, o Uruguai combinou crescimento econômico com distribuição de renda, amplos investimentos em educação pública e saúde. A taxa de pobreza caiu de 40% para 8%, o PIB aumentou em média 4% ao ano e o número de pessoas com cobertura médica aumentou de 700 mil para 2,5 milhões. O país ousou também com a aprovação de leis que regularam o direito ao abordo, o casamento homoafetivo e o consumo de maconha. 

“Tabaré Vázquez foi um grande médico e político, por duas vezes presidente do Uruguai, que governou com sabedoria e competência, deixando um legado de democracia, desenvolvimento e avanços sociais no nosso querido país vizinho”, disse em nota o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul. Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil.”

Cortejo

Está prevista para as 13h a saída de um cortejo, partindo da prefeitura de Montevidéu, que percorrerá as ruas da capital uruguaia. O governo e a Frente Ampla orientam a população a permanecer em casa ou dentro de seus carros e respeitar o distanciamento.

O presidente Luis Lacalle Pou elogiou o adversário político e afirmou que Tabaré Vasquez enfrentou sua batalha contra o câncer com serenidade e coragem. “Tivemos diálogos pessoais e políticos que valorizo e recordarei. Serviu seu país com esforço e obteve êxitos importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto”, disse em nota.