disputa

Biden ultrapassa Trump na Pensilvânia e fica mais perto da vitória

Se Biden vencer no estado estará mais próximo de alcançar os 270 votos eleitorais necessários para se consagrar sua vitória na disputa presidencial

Divulgação
Divulgação
Uma vitória de Biden na Pensilvânia dispensaria a contagem do Arizona

Opera Mundi – O democrata Joe Biden está mais perto da vitória. Ele ultrapassou o presidente Donald Trump na apuração dos votos na Pensilvânia na manhã desta sexta-feira (6). Com 95% das urnas apuradas, Biden tinha 5.587 votos a mais que o republicano por volta das 10h54. Se o democrata vencer no estado estará mais próximo de alcançar os 270 votos eleitorais necessários para se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos.

Uma vitória de Biden na Pensilvânia dispensaria a contagem do Arizona, estado dado ao democrata por alguns veículos, enquanto outros meios de comunicação ainda o consideram em disputa.

Atualmente, Biden tem 264 delegados (com o Arizona) e Trump, 214. Se Biden vencesse a Pensilvânia, alcançaria 284 votos eleitorais. Desconsiderado o Arizona, uma vitória de Biden no Estado daria a ele 273 votos eleitorais. Em ambos os cenários, o democrata seria eleito.

Arizona

O Arizona é considerado e desconsiderado na previsão, pois alguns veículos de comunicação ainda não deram o estado a Biden. Atualmente, o democrata lidera a apuração com cerca de 47 mil votos de diferença sobre Trump.

O Opera Mundi tem o seguinte padrão: atribui o estado a um dos candidatos após ao menos dois veículos dos EUA o fazerem. No caso do Arizona, o estado foi dado a Biden após as confirmações da Associated Press e da Fox News.

Outros veículos de imprensa importantes, incluindo as maiores redes de televisão, ainda não o fizeram, aguardando a entrada de mais votos, principalmente na região de Phoenix. O Opera Mundi nota que neste ano que as emissoras têm sido bastante conservadoras em suas previsões e continua acompanhando a situação do Arizona, e monitora se Fox News e Associated Press mudam suas projeções. Até o momento, eles mantêm as previsões. Segundo as pesquisas, Biden tinha vantagem no estado.

Geórgia

O democrata Joe Biden ultrapassou o presidente Donald Trump na apuração dos votos na Geórgia na madrugada desta sexta-feira (6). Com mais de 98% das urnas apuradas, Biden tinha 1.097 votos a mais que o republicano por volta das 10h40 desta manhã.

Caso Biden vença na Pensilvânia e na Geórgia, alcançaria 300 votos eleitorais, considerando os 11 do Arizona. Sem levar em conta os votos deste estado, ainda assim o democrata venceria com 289 delegados.