Eleições nos Estados Unidos

Após eleição e apuração tensas, Biden se aproxima de conquistar a Casa Branca

Vitória de Trump parecia se desenhar no início das apurações, mas democrata virou nos estados de Wisconsin e Michigan

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
Biden venceu em estados como Michigan e Arizona, onde Trump ganhou em 2016

São Paulo – “Não cabe a mim ou a Donald Trump dizer quem ganhou esta eleição. Esta é uma decisão do povo dos Estados Unidos”, disse o candidato democrata nesta quarta-feira (4), data das apurações mais tensas e acirradas da complicada eleição norte americana na história recente. Era uma resposta às acusações do atual presidente e candidato à reeleição, que desde a noite anterior, tenta conturbar o ambiente político do país.

Biden venceu em Michigan, que leva 16 delegados ao colégio eleitoral. Com isso, o democrata já teria 253 votos no Colégio Eleitoral (incluindo os 11 votos do Arizona), dos 270 de que precisa para se eleger. Se oficializada a vitória no Arizona e confirmada a de Nevada (6 delegados), como indicam as projeções, o eleito pode ser conhecido ainda hoje.

As apurações começaram favoráveis ao republicano na terça (3), contrariando as pesquisas que indicavam uma vantagem nacional de Biden de oito pontos percentuais em média.

Virada

Após a madrugada, em que a vitória de Trump parecia se desenhar, a quarta-feira chegou com a virada de Biden nos estados de Wisconsin (com 10 delegados) e Michigan (16), no chamado “cinturão da ferrugem”, no meio oeste americano – de economia historicamente baseada na indústria pesada – que vivem grande decadência nas últimas décadas, e onde Trump venceu em 2016.

Trump atacou a virada do adversário, colocando em dúvida a própria democracia do país. “Eles estão encontrando votos de Biden em todos os lugares – na Pensilvânia, Wisconsin e Michigan. Tão ruim para o nosso país!”, escreveu o presidente no Twitter. Antes, ele chegou a declarar vitória, o que Biden classificou como “ultrajante”.

Outro estado da Região, a Pensilvânia, com 20 delegados, até o final da tarde, mantinha vantagem de Trump, mas por uma diferença (52,6% a 46,1%) que cai à medida em que que chegam os votos dados por correio antecipadamente e são somados os da Filadélfia, a maior cidade do estado, onde os democratas levam vantagem. Trump vence no interior, e Biden nos grandes centros urbanos.

253 a 214

Biden já conta com 253 votos no Colégio Eleitoral, contra 214 de Trump. A imprensa americana considera certa a vitória democrata no Arizona (11 delegados), ainda não pintado de azul pelo The New York Times em seu mapa em tempo real (acesse aqui).

Os americanos e o mundo podem levar dias, ou mesmo semanas, para que o eleito seja oficializado. Na Pensilvânia, os votos por correio e dados antecipadamente (mais de 100 milhões no país todo) podem levar dias para serem totalizados. A campanha de Trump já anunciou que pedirá recontagem de votos nos estados de Wisconsin e Michigan.