Disputa acirrada

Trump declara vitória sem resultados e acusa processo eleitoral de fraude

Trump disse na madrugada desta quarta que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos. Já Biden diz que está confiante na vitória

Reprodução
Reprodução
Trump e Biden: disputa apertada aumenta expectativa sobre o resultado destas eleições presidenciais nos EUA

São Paulo – O presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, declarou vitória na corrida presidencial e também acusou o processo eleitoral de fraude. Trump disse na madrugada desta quarta (4) que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos da corrida presidencial, que deve se estender pelos próximos dias. Sem prova alguma, acusou fraude na contagem.

“Até onde eu sei, eu ganhei”, disse. “Esta é uma fraude para o público dos Estados Unidos. Francamente, ganhamos esta eleição. Nosso objetivo agora é garantir a integridade de nossas eleições. Iremos à Suprema Corte para que não se contem mais votos”, disse.

Trump se vangloriou das diferenças que o separam de Joe Biden em Estados decisivos, como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, e que isso o faz acreditar que elas são irreversíveis. Mas isso também não é verdade: ainda há possibilidade de que Biden vire nestes Estados, por conta dos votos pelos correios que ainda precisam ser contados.

Além disso, o presidente afirmou que ganhou na Geórgia – mas a disputa ainda não está definida e a diferença entre Biden e Trump tem se reduzido sistematicamente.

“Estávamos ganhando tudo. E, de repente, tudo foi interrompido”, afirmou o presidente, novamente mentindo – as contagens continuam na maioria dos Estados onde a eleição está apertada.

Democrata

Já o candidato democrata Joe Biden discursou a apoiadores na madrugada desta quarta-feira e se disse confiante na vitória – que, se acontecer, será com um resultado mais apertado do que as pesquisas indicavam.

“Vamos ter que ser pacientes, até que o trabalho de contagem esteja finalizado, e que todo voto seja contado. Mas estamos nos sentindo bem”, disse. “Mantenham a fé, nós vamos ganhar isso.”

Biden citou os Estados em que acha que tem chances de ganhar. “Estamos confiantes com Arizona, com Minnesota, e com a Geórgia, que não esperávamos. Estamos confiantes com Wisconsin e Michigan. E vamos ganhar na Pensilvânia”, afirmou.

“Não cabe a mim ou a Donald Trump declarar o vencedor desta eleição. Cabe aos eleitores”, disse.

Acompanhe a apuração

Com informações do Opera Mundi


Leia também


Últimas notícias