Estados Unidos

Sanders declara apoio a Hillary e democratas comemoram união contra Trump

'Clinton ganhou o processo de indicação democrata. Eu a parabenizo. Ela será a candidata, e pretendo fazer tudo o que posso para ter certeza de que ela vai ser a próxima presidente', disse senador

reprodução/yt/bernie speeches

Hillary e Sanders: ‘Mais fortes juntos’

São Paulo – Depois de uma longa campanha em que se situou à esquerda no Partido Democrata e se posicionou de forma às vezes agressiva contra a adversária, o senador de Vermont Bernie Sanders declarou apoio a Hillary Clinton hoje (12). A decisão e o gesto de Sanders, que afirmou que fará “tudo o que puder” pela ex-adversária, são considerados importantes porque unificam o partido diante do republicano Donald Trump, que no início de sua caminhada era considerado um bufão e um azarão, mas conquistou o número de delegados para disputar a eleição pelo Partido Republicano.

“A secretária Clinton ganhou o processo de indicação democrata. Eu a parabenizo. Ela será a candidata para presidente, e pretendo fazer tudo o que posso para ter certeza de que ela vai ser a próxima presidente dos Estados Unidos”, disse Sanders, numa escola na cidade de Portsmouth, em New Hampshire, ao lado de Hillary, secretária de Estado do governo de Barack Obama de 2009 a 2013.

Com o apoio de Sanders e sua declaração decidida, as escaramuças entre ambos parecem ter ficado no passado, embora haja relatos de que o senador e agora ex-pré-candidato estivesse contrariado. “Você foi ótimo, muito grande”, disse Hillary a Sanders, quando este terminou seu discurso de apoio.

Há pouco mais de um mês, Hillary anunciou que já tinha conquistado os 2.383 delegados suficientes para ser nomeada candidata do partido. O anúncio de Sanders foi emblemático por ter sido feito em New Hampshire, onde o senador conseguiu esmagadora vitória nas primárias de fevereiro, por 60% a 38%, contra Hillary.

“Após 14 meses de confrontos políticos e momentos de desdém mútuo, Bernie Sanders endossou o nome de Hillary Clinton para a nomeação democrata nesta terça-feira, afastando o último grande obstáculo para os democratas, que se dirigem à convenção do partido neste mês e para a eleição neste outono”, registou o jornal The New York Times.

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, uma pesquisa realizada na semana passada mostrou que cerca de 85% dos apoiadores de Sanders afirmaram que pretendem votar em Hillary. A convenção para a escolha do candidato será entre os próximos dias 25 e 28. A eleição será em 8 de novembro.