Eurásia

Governo turco ordena prisão de 47 jornalistas de diário de oposição a Erdogan

Jornal Zaman foi confiscado em março por ser supostamente vinculado a Fethullah Gülen; passam de 80 detenções de jornalistas após tentativa de golpe

Presidência da República da Turquia/Fotos Públicas

Ex-diretores e jornalistas do Zaman mantinham uma linha crítica ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan

Opera Mundi – A Promotoria de Istambul ordenou hoje (27) a detenção de 47 antigos jornalistas do jornal Zaman, publicação que foi confiscada em março pelas autoridades turcas por considerá-lo vinculado ao líder do movimento social-religioso Hizmet, o clérigo Fethullah Gülen.

Unidades da polícia antiterrorista realizaram uma operação para buscar e prender ex-diretores e jornalistas do Zaman, que mantinha uma linha crítica ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com a agência Anadolu, ao menos um jornalista (o ex-colunista do jornal Şahin Alpay) foi detido em sua casa nas primeiras horas do dia.

Segundo informações do jornal local Hürriyet Daily News, as detenções são parte de uma investigação sobre Gülen, exilado nos Estados Unidos, que é acusado pelo governo turco de organizar a tentativa de golpe militar no último dia 15 no país. O clérigo nega as acusações.

Na segunda-feira (25), a Justiça do país ordenou a detenção de outros 42 jornalistas sob acusação de ligação com Fethullah Gülen.

Mais de 13 mil pessoas foram detidas pelo governo da Turquia após a tentativa de golpe, que deixou cerca de 290 mortos.