convenção democrata

‘Farei tudo o que puder para Hillary ser a próxima presidente’, diz Sanders

Senador por Vermont afirma que Estados Unidos precisam de liderança que 'una' norte-americanos; Michelle Obama também expressou apoio a virtual candidata

facebook/reprodução

Sanders: ‘Não é segredo que não estamos de acordo em um bom número de assuntos, mas disso trata a democracia’

Opera Mundi – Em discurso na noite de ontem (25), na Convenção Democrata, o senador por Vermont Bernie Sanders disse que Hillary Clinton, sua rival nas primárias e virtual candidata do partido às eleições de novembro, deve tornar-se a próxima presidente do país.

Segundo Sanders, que foi recebido no palco da convenção com uma grande ovação, os norte-americanos precisam de uma liderança capaz de unir a população, como Hillary, e não a “divisão” trazida pelo candidato republicano, Donald Trump.

“Necessitamos uma liderança que nos una e nos torne mais fortes, não uma liderança que insulta os latinos, os mexicanos, os muçulmanos, as mulheres, os afro-americanos, os veteranos e os doentes para dividir-nos”, afirmou ele, “Hillary Clinton deve ser tornar próxima presidente dos Estados Unidos”, completou.

Sanders declarou também que Hillary entende o impacto das mudanças climáticas, as dificuldades econômicas dos trabalhadores e a necessidade de uma cobertura médica acessível.

“Estas eleições se tratam e devem se tratar das necessidades dos norte-americanos e do futuro que queremos para nossos filhos e nossos netos”, disse o senador.

O apoio de Sanders a Hillary vem em um momento de polêmica no partido, após o vazamento de e-mails que revelaram estratégias do comitê central dos democratas para enfraquecer a campanha do senador em favor de Hillary.

“Somos mais fortes, quando latinos, asiáticos, nativos norte-americanos e todos nós estamos juntos. Somos mais fortes quando homens, mulheres, jovens, velhos, os que nasceram aqui e os que são imigrantes lutamos juntos”, afirmou.

Em mensagem direcionada a seus apoiadores, Sanders pediu que se sintam orgulhosos das “conquistas extraordinárias que alcançaram”. Ele lembrou que, no programa político do partido, aprovado na convenção, foram introduzidas suas propostas para fixar um salário mínimo de US$ 15 por hora e um controle maior sobre Wall Street.

Ele lembrou das diferenças entre seu programa e o de Hillary Clinton, mas afirmou que se trata de “democracia”. “Não é nenhum segredo que Hillary e eu não estamos de acordo em um bom número de assuntos, mas disso trata a democracia”, disse o senador, que reiterou o apoio à democrata no final de seu discurso.

“Estou orgulhoso de estar a seu lado e farei tudo o que estiver em minhas mãos para que seja a próxima presidente dos Estados Unidos”, afirmou Sanders, que deixou o palco aos gritos de “Bernie, Bernie”.

Apoio de Michelle

A primeira noite da convenção democrata também contou com o discurso da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que expressou apoio a Hillary. “Estou aqui porque nesta eleição há apenas uma pessoa em que confio. Apenas uma pessoa que creio estar realmente qualificada para ser presidente dos Estados Unidos, que é nossa amiga Hillary Clinton”, afirmou a esposa de Barack Obama.

Ovacionada ao subir no palco do evento, Michelle disse que, graças a Hillary, suas duas filhas “dão como certo” que uma mulher possa assumir a presidência do país.

Michelle disse que Hillary, que será oficializada no evento como a primeira mulher que concorrerá à presidência por um dos dois grandes partidos dos EUA, não é alguém que se amedronte “perante a pressão” e “não se detém perante nada”.

Sem fazer referência direta ao candidato republicano Donald Trump, Michelle pediu aos delegados que “não permitam que ninguém lhes diga que este país não é grande”.

“Este país já é o maior do mundo”, declarou entre aplausos, ao mencionar o lema de campanha de Trump, o qual promete “fazer aos EUA grandiosos de novo”.

Por meio do Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar orgulhoso do discurso feito por sua mulher: “Um discurso incrível de uma mulher incrível. Não poderia estar mais orgulhoso e nosso país foi abençoado por tê-la como primeira-dama. Te amo, Michelle”, escreveu Obama.