escândalo

Nove em cada dez proprietários de Volks no Reino Unido querem indenização

Fábrica alemã de automóveis informou que no Reino Unido existem 1.189.906 veículos que foram afetados pela manipulação de dados de emissão de gases poluentes

Wikicommons/Volkswagen

Questão ambiental para a compra do veículo foi motivo apontado por 90% dos 2 mil proprietários entrevistados

Londres – Nove em cada dez proprietários de automóveis Volkswagen com motores  a diesel, afetados pelo escândalo da manipulação das emissões poluentes no Reino Unido, consideram que devem receber uma indenização, mostra pesquisa divulgada hoje (15).

Em setembro, a fábrica alemã de automóveis informou que no Reino Unido existem 1.189.906 veículos com motor  a diesel EA 189 EU5, que foram afetados pela manipulação de dados de emissão de gases poluentes.

De acordo com a pesquisa, feita pelo grupo Which?, dedicado à proteção do consumidor britânico, 90% dos proprietários desses automóveis, fabricados entre 2008 e 2015, disseram que a empresa deveria pagar uma indenização.

A consulta, feita a cerca de 2 mil proprietários de veículos da marca, mostra também que 96% dos entrevistados afirmaram que compraram os automóveis por razões econômicas. A questão ambiental para a compra do veículo foi outro motivo apontado por 90% dos proprietários.

Segundo o diretor da Which? Richard Lloyd, muitos donos de veículos Volkswagen disseram ter comprado o carro pela eficiência e o menor impacto ambiental,  por isso “é revoltante que a empresa não seja clara com os consumidores sobre como e quando serão compensados”.

Em 18 de setembro foram divulgados os resultados de testes sobre emissões poluentes de automóveis com motores a diesel do grupo Volkswagen, feitos com as marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda. A conclusão é de que veículos foram equipados com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nessas condições.

Revisão de veículos

A Volkswagen informou que vai chamar para revisão 8,5 milhões de veículos equipados com motores fraudados, na União Europeia (UE), a partir de janeiro de 2016. O anúncio da empresa alemã segue-se à decisão do regulador alemão, KBA, de ordenar ao grupo o recolhimento dos 2,4 milhões de carros afetados na Alemanha. O grupo vai contatar os clientes e informá-los diretamente.

Em comunicado, a Volkswagen garante que os veículos equipados com o motor fraudulento são absolutamente seguros e podem continuar a ser usados até estarem de acordo com as normas, e reitera que a reparação é gratuita para os proprietários.