emir sader

‘Cenário político e econômico no México aponta para retrocesso’

Sociólogo comenta também na Rádio Brasil Atual a relação diplomática entre Estados Unidos e Cuba

Reprodução/Wikipédia/CC

Emir Sader: “Conforme a crise social no México aumenta, a imigração intensifica”

São Paulo – O atual cenário político e econômico mexicano aponta para um crescimento cada vez menor, em um país que, em 20 anos, não melhorou socialmente, segundo avalia o sociólogo Emir Sader, em seu comentário hoje (23), na Rádio Brasil AtualO país vizinho aos Estados Unidos enfrenta uma disparada no preço do dólar aliada a problemas no setor político.

Sader analisa que a inflação tende a aumentar na segunda metade do governo de Peña Nieto. No campo político, escândalos ameaçam o presidente mexicano. “As denúncias de corrupção envolvendo sua família, o massacre dos 42 estudantes e a fuga do narcotraficante El Chapo tendem a dificultar a situação.”

A respeito da relação dos Estados Unidos com Cuba, Sader comentou que Obama está em uma enorme ofensiva diplomática. “Aparentemente sem devolver o território, o presidente quer chegar ao fim de seu mandato com Guantánamo desativado, sem presos. Outro fato importante foi a realização de uma reunião do chefe de estado com cerca de 70 empresários cubano norte-americanos.”

Sader também comenta a questão boliviana da região de Potosi. Protestos de mineiros que reivindicam maior atenção à região chegaram à capital La Paz. “Ontem (22), houve uma reunião com seis ministros. Os mineiros consideraram que não havia avanços, então saíram e fizeram um atentado com dinamite”, relata. A situação foi compreendida pelo governo como “uma ruptura nas negociações”, conclui.

Ouça a íntegra para a Rádio Brasil Atual: