Novo primeiro-ministro egípcio diz que derrota do terrorismo é prioridade no país

Nomeação de Mahlab se dá um dia depois da inesperada renúncia do governo

Str/efe

Mahlab era ministro da Habitação no governo que acaba de renunciar

Cairo – Ibrahim Mahlab, até então ministro da Habitação, foi nomeado primeiro-ministro do Egito hoje (25) após reunião com o presidente interino Adly Mansur, que oficializou o novo gabinete. Em sua primeira declaração como chefe de Estado, Mahlab anunciou que a derrota do terrorismo constitui o passo mais importante para a construção do país.

A nomeação de Mahlab se dá um dia depois da inesperada renúncia do governo. O Executivo liderado por Hazem el Beblaui causou surpresa no meio de um aumento da descontentamento popular por sua gestão e a poucos meses das eleições presidenciais.

Em entrevista coletiva, Mahlab destacou também como prioridade a preparação do ambiente adequado para o cumprimento do roteiro proposto pelo exército após a destituição do presidente Mohamed Mursi em julho de 2013.

Além disso, disse que o terceiro de seus objetivos será melhorar as condições de vida dos egípcios em um ambiente de estabilidade e segurança. “Vou ser um servidor fiel deste povo e vou fazer todos meus esforços para cumprir com suas aspirações”, acrescentou Mahlab.

O novo primeiro-ministro confirmou que o presidente egípcio, Adly Mansour, o encarregou de formar um governo, algo que deve fazer “nos próximos três ou quatro dias”, devido à proximidade das eleições presidenciais, ainda sem data definitiva.

Este engenheiro, ministro da Habitação no anterior Executivo e ex-presidente da companhia Arab Contractors, assinalou também que começará imediatamente as consultas.

Mahlab foi, além disso, membro do dissolvido Partido Nacional Democrático (PND), de Hosni Mubarak, que o designou senador em 2010.

Além disso, o novo chefe do governo interino egípcio se declarou partidário da candidatura presidencial do chefe do Exército Abdelfatah al Sisi, que ainda não anunciou oficialmente seu desejo de ser o próximo presidente do país.