Apartheid

Cidadãos sul-africanos se reúnem para mandar mensagens de apoio a Mandela

Em comunicado, Presidência informa que estado de saúde do ex-presidente é 'crítico, mas estável'

Kim Ludbrook/EFE

Manifestações e orações pela saúde de Mandela começaram em 8 de junho, quando ele foi internado

Johanesburgo – O número de pessoas que se reúnem na porta onde está internado o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 94 anos, para apoiar e deixar mensagens de apoio ao líder é cada vez maior. Em comunicado, a Presidência do país informou que ele está em estado “crítico mas estável”, disse nesta quinta-feira a presidência do país.

Cidadãos de todas as classes, entre os quais se destacam um grande número de crianças, deixam flores e expressam seu reconhecimento ao ex-presidente sul-africano em cartões coloridos e cartazes, informou a televisão pública “SABC”.

A cerca no exterior do hospital se transformou em um mural com imagens de Mandela e frases como “Tu sempre serás nosso herói” e “Por favor, se recupere”. Como já fizeram em ocasiões anteriores, membros da família saíram do hospital para recolher algumas das flores e mensagens de ânimo deixadas para Mandela.

Um grupo de membros da juventude do Congresso Nacional Africano (CNA), grupo o qual Mandela foi um dos criadores, cantou na entrada do hospital velhos cântico da luta contra o apartheid.

As manifestações religiosas por Madiba, como Mandela é popularmente conhecido na África do Sul, são constantes desde sua internação em 8 de junho por uma recaída de uma infecção pulmonar.

Membros do grupo cristão Exército de Salvação rezaram hoje pela recuperação de Madiba e entoaram cânticos religiosos em frente ao hospital. Desde que a presidência sul-africana anunciou que Mandela tinha entrado em estado crítico no domingo passado, a esperança praticamente desapareceu no país, que apesar de tudo segue rezando e prestando homenagem ao ícone mundial da reconciliação da nação.

Em comunicado, o presidente Jacob Zuma afirmou que os médicos informaram que a saúde do ex-mandatário “melhorou durante a noite”. “Está muito melhor hoje do que quando o vi ontem à noite”, acrescentou o chefe de Estado sul-africano, que visitou Mandela hoje novamente no hospital de Pretória onde o ex-presidente está internado desde 8 de junho por uma infecção pulmonar.

“Cancelei hoje minha viagem a Moçambique para vê-lo e consultar os médicos”, acrescentou Zuma. “A equipe médica segue fazendo um trabalho excelente. Temos que rezar pela saúde de Tata (“pai,” no idioma xhosa) e enviar-lhe bons desejos”, pediu o presidente.

Além disso, o texto acrescentou que a presidência “está incomodada pelos rumores divulgados sobre a saúde do ex-presidente Mandela” e pediu “respeito para a privacidade e dignidade” de Madiba (nome pelo qual o líder é conhecido na África do Sul).

Momentos antes de Zuma dar estas declarações, a filha mais velha do herói sul-africano, Makaziwe Mandela, afirmou à rádio “SAFM” que seu pai estava em estado “muito crítico”.