Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2012 / 11 / Cubanos vão às urnas hoje em eleições municipais

Cubanos vão às urnas hoje em eleições municipais

por Renata Giraldi, da Agência Brasil publicado , última modificação 04/11/2012 16h15

Brasília – Após a passagem da Tempestade Sandy, aproximadamente 413 mil eleitores em Cuba escolhem hoje (4) 14.537 conselheiros municipais, o equivalente aos vereadores no Brasil. As votações ocorrem em 13 das 15 províncias do país com exceção de Santiago de Cuba e Holguín. Nas duas regiões as eleições foram adiadas devido aos estragos provocados pela passagem da Tempestade Sandy.

A agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina, informou que as votações ocorrem em clima de tranquilidade e sem registros de transtornos nem problemas. É o segundo turno das eleições, que ocorrem em escolas e tem a coordenação da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

O primeiro turno foi em 21 de outubro. As eleições municipais em Cuba ocorrem a cada dois anos e meio. Em 2013, haverá eleições para as assembleias provinciais e os deputados do Parlamento. O voto é livre, secreto e voluntário. Não há obrigatoriedade de votar no país.

As eleições em  Santiago de Cuba e Holguín foram adiadas devido aos prejuízos causados pela tempestade nas duas áreas. Em Cuba, a Tempestade Sandy provocou ventos de 175 quilômetros por hora. Vários governos latino-americanos, como o Brasil, a Venezuela e a Bolívia anunciaram ajuda para os cubanos.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

registrado em: , ,