Racismo

Torcedor do Boca Juniors é preso após imitar macaco em jogo contra o Corinthians; veja o vídeo

Argentino foi detido no intervalo de partida da Libertadores pela Polícia Militar de SP e responderá por injúria racial

@_sccpnews - Twitter
@_sccpnews - Twitter
Caso ocorreu durante jogo da Libertadores entre Corinthians e Boca Juniors, em São Paulo

Brasil de Fato – Um torcedor do Boca Juniors, da Argentina, foi detido pela Polícia Militar na Neo Química Arena, em Itaquera, zona leste de São Paulo, depois de ser flagrado imitando macacos no jogo contra o Corinthians, na noite dessa terça-feira (26), pela Libertadores da América. No vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o homem pulando com as mãos na cintura e fazendo gestos “coçando” a cabeça, em referência a um macaco.

O argentino foi levado ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) dentro do estádio e, na madrugada desta quarta (27), foi transferido do 24º DP para a Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade). O crime de injúria racial (artigo 140, parágrafo 3º) prevê reclusão de um a três anos e multa.

:: Na véspera do 20 de novembro, Justiça retira punição de Brusque por racismo contra Celsinho ::

O Corinthians se manifestou por meio de nota oficial, na qual disse que “repudia todo e qualquer ato de racismo e discriminação e agradece à Polícia Militar pela eficiência no apoio prestado. Esse fato só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio.”

:: Brasil vive guerra racial permanente, diz Douglas Belchior ::

O time paulista venceu o Boca Juniors por 2 a 0 pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Os dois gols da partida foram feitos pelo volante Maycon. Na única vez que o Corinthians ganhou o título da competição continental, em 2012, a equipe venceu o Boca na final.

Assista ao vídeo dos gestos racistas:

Assista ao vídeo da detenção: