Luisa Baptista

Triatleta brasileira é atingida por moto durante treino e está em estado grave

Luisa Baptista pedalava em estrada nas proximidades de São Carlos, interior de São Paulo. Ela sofreu lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita, e passou passou por cirurgia

(Gaspar Nóbrega/COB)
(Gaspar Nóbrega/COB)
Brasileira de 29 anos está internada em São Carlos

São Paulo – A triatleta brasileira Luisa Baptista foi atingida por uma moto durante treino de bicicleta que fazia no sábado (23) em estrada nas proximidades da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Luisa deu entrada na Santa Casa de São Carlos com quadro de politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita. Ela passou por uma cirurgia ainda no sábado e, na manhã de domingo (24), permanecia em estado grave.

“Luisa amanhece sem novas complicações. Permanece sob cuidados intensivos sem necessidade de novas intervenções cirúrgicas no momento. A coagulação e o pulmão agora são os órgãos e sistemas mais afetados e que demandam mais atenção”, afirmou a Santa Casa, em nota.

Foi uma moto

De acordo com o Sesi São Carlos, equipe de Luisa Batista, a triatleta foi atingida na manhã de sábado, numa estrada no distrito de Santa Eudoxia. Inicialmente falou-se em um atropelamento por um carro, mas o Sesi informou que “segundo a perícia policial, foi constatado, no momento do acidente, o envolvimento de uma moto, que se chocou com a bicicleta.”

Planos olímpicos

Luisa estava de férias, mas aproveitou o sábado para treinar. Natural de Araras, no interior de São Paulo, tem 29 anos e conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. Ela disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e, em 2023, representou o país nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. No Chile, apesar de ficar apenas com a 18ª colocação dentre as 25 que completaram, saiu da prova feliz, emocionada, por se ver recuperada de uma grave lesão.

“Eu venho da recuperação de uma lesão, há três meses tive um edema no colo do fêmur, uma lesão chata. Ainda estou em período de recuperação, essa foi a segunda corrida minha na rua. Estou bem feliz, na verdade, meio emocionada de saber que estou de volta para o jogo. Agora é realmente me cuidar para nos próximos meses voltar 100% e conseguir uma vaga olímpica”, falou para o site Olimpíada Todo Dia. “Pra mim, essa prova tinha uma importância muito grande. Estou de volta!” Agora em 2024 tinha como objetivo uma vaga nos Jogos de Paris.