Grande Recife, com três estádios, ganhará mais um

BNDES aprova financiamento de R$ 400 milhões para construção de arena da Copa 2014

São Paulo – A região metropolitana de Recife, que já conta com três estádios, ganhará mais um, para a Copa do Mundo de 2014. O BNDES informou nesta quinta-feira (27) que aprovou financiamento de R$ 400 milhões para a construção da Arena Pernambuco, estádio com capacidade para 46 mil pessoas que será construído em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana. Os estádios já existentes são os dos principais times do estado: Náutico (Aflitos), Santa Cruz (Arruda) e Sport (Ilha do Retiro).

Segundo o banco, os recursos correspondem a 75% do investimentos total, conforme limite previsto pelo programa BNDES ProCopa Arenas. O prazo de conclusão é estimado em dois anos e meio.

O projeto consiste em uma parceria público-privada (PPP) sob concessão. As vencedoras da licitação, empresas do grupo Odebrecht, formaram uma sociedade de propósito específico (SPE), a Arena Pernambuco Negócios e Investimentos. A construção ficará sob responsabilidade dessa SPE, com recursos próprios e financiamentos públicos e privados. De acordo com o BNDES, após a conclusão da obra, o Estado ressarcirá à SPE parte do montante investido. Na fase de construção, é estimada a criação de 1.500 empregos diretos e 7.500 indiretos.

O BNDES informou ainda que o programa ProCopa Arenas, criado há um ano, recebeu até agora seis pedidos de financiamento, incluído o de Pernambuco. Os outros são de Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Todos foram aprovados e quatro já estão contratados. Os projetos do Rio e de Pernambuco encontra-se em fase de contratação.

A Copa de 2014 tem 12 cidades-sede previstas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.