Definidos

Cinco seleções europeias, duas sul-americanas e uma africana disputam quatro vagas nas semifinais da Copa

Marrocos elimina Espanha, que agora faz companhia a Alemanha e Uruguai entre as seleções campeãs mundiais eliminadas da Copa

Reprodução
Reprodução
Torcida comemora sexto gol de Portugal, que vai enfrentar Marrocos na sexta-feira

São Paulo – Dois jogos nesta terça-feira (6) definiram os últimos classificados para as quartas de final da Copa do Mundo. Agora, restam apenas oito seleções na disputa. O continente africano estará representado por Marrocos, que hoje eliminou a Espanha nos pênaltis (3×0), depois de empate em 0 a 0 em 120 minutos de jogo, o tempo normal mais prorrogação, além de acréscimos. É a melhor colocação da seleção africana desde 1986, quando parou nas oitavas.

A outra vaga ficou com Portugal, após golear a Suíça por 6 a 1. Assim, dos oito classificados, cinco são da Europa, dois da América do Sul e um da África. A seleção brasileira abre as quartas, na próxima sexta (9). (Confira abaixo os jogos da próxima fase.) Agora, pela primeira vez desde 20 de novembro, a Copa terá um intervalo. Serão dois dias sem jogos, até sexta-feira. O torneio termina no dia 18.

Substituto de Cristiano Ronaldo faz três

Marrocos e Espanha empataram (0x0) e decidiram a vaga nos pênaltis. No jogo, os favoritos espanhóis não conseguiam abrir espaço na defesa marroquina. Bem treinado, o time africano assustou algumas vezes, embora tenha aparentado cansaço no final. No último lance da prorrogação, Sarabia quase marcou para a Espanha – a bola ainda resvalou na trave.

semifinal copa
Espanha não consegue furar bloqueio marroquino, não acerta pênaltis e fica fora da briga por vaga em semifinal da Copa

Na disputa por pênaltis, os espanhóis não marcaram sequer um gol. Depois da primeira cobrança bater a trave, o goleiro Bono – jogador do Sevilla, da Espanha – pegou outras duas. Marrocos errou apenas um – também com defesa do goleiro Unai Simón – e marcou três, fazendo muita festa ao final.

Mas seria injusto chamar Marrocos de zebra, depois da boa campanha na fase de grupos. O time ficou em primeiro na sua chave, com um empate contra a Croácia e vitórias sobre Bélgica e Canadá. O jovem time espanhol ficou em segundo no seu grupo e, com isso, teria em tese escapado de um adversário mais difícil nas fases finais da Copa. Não foi o que se viu.

Assim, com a eliminação da Espanha, três campeões mundiais já estão fora do torneio. A Alemanha e o Uruguai caíram ainda na fase de grupos. Já a Itália não conseguiu se classificar para o torneio pela segunda vez seguida.

Na segunda partida do dia, Portugal não teve dificuldades para superar a Suíça, segunda colocada no grupo do Brasil. Virou o primeiro tempo já com 2×0, gols de Gonçalo Ramos e do veterano Pepe. E fez mais quatro no segundo, novamente com Ramos, duas vezes, Raphael Guerreiro e Rafael Leão. Gonçalo Ramos começou a partida no lugar de Cristiano Ronaldo, que só entrou na metade do segundo tempo e chegou a marcar, mas em impedimento. A Suíça descontou com o zagueiro Akanji.

Confira os jogos das quartas de final

Sexta (9)

Croácia x Brasil, 12h

Holanda x Argentina, 16h

Sábado (10)

Marrocos x Portugal, 12h

Inglaterra x França, 16h

Como serão as semifinais

Terça (13)

Croácia ou Brasil x Holanda ou Argentina, 16h

Quarta (14)

Marrocos ou Portugal x Inglaterra ou França, 16h