Passeio

Sem chance para a zebra: Brasil goleia Coreia e agora enfrenta a Croácia. Quartas já têm seis classificados

Seleção goleou por 4 a 1. Os gols brasileiros foram todos no primeiro tempo. Jogo contra os croatas é na sexta, às 12h. Duas últimas vagas saem nesta terça

Fifa
Fifa
Raphinha, Vinícius Júnior, Paquetá e Neymar comemoram: não faltou dancinha na elástica vitória contra a Coreia

São Paulo – Na sua partida mais tranquila até agora nesta Copa do Mundo, o Brasil superou a Coreia do Sul nesta segunda-feira (5) por 4 a 1 e carimbou o passaporte para as quartas de final. Agora, o próximo desafio será na sexta (9), às 12h, contra a Croácia, que mais cedo eliminou o Japão. Só restam duas vagas, que serão decididas amanhã. Dos seis já classificados, quatro são europeus (Croácia, França, Holanda e Inglaterra) e dois, sul-americanos (Argentina e Brasil).

Nem houve chance para a zebra na última partida disputada no 974 Stadium, em Doha. Construído com contêineres, cuja quantidade o nome indica, o estádio será desmontado. Com 13 minutos, o Brasil já vencia por 2 a 0, gols de Vinícius Júnior e o recuperado Neymar, em cobrança de pênalti).

Goleada ainda no primeiro tempo.

Aos 29, o “Pombo” Richarlison marcou o terceiro do time – e também o seu terceiro na Copa. Desta vez, até o técnico Tite participou da “dancinha” de comemoração. Sete minutos depois, Lucas Paquetá ampliou. Assim, bastaram minutos para espantar certo alarde nas redes sociais criado pela derrota contra Camarões, na fase de grupos, quando Tite pôs os reservas em campo. Do outro lado, a expressão do técnico da Coreia, o português Paulo Bento, era de irritação. Treinadores e atletas foram para o vestiário com o placar mostrando 4 a 0. Assim, o Brasil, que tinha feito apenas três gols em três jogos, marcou quatro em “meio jogo”.

Gol de Richarlison: o “Pombo” já marcou três na Copa (Foto: Fifa)

Já classificada, a seleção reduziu o ritmo no segundo tempo, se poupando para o próximo jogo eliminatório. Ganhou, assim, uma vantagem adicional: o time deve entrar mais descansado contra um adversário que enfrentou 30 minutos de prorrogação, fora acréscimos. Mesmo assim, teve duas boas chances nos pés de Raphinha, ambas defendidas por Kim Seunggyu.

Tite aproveitou para fazer substituições. Entraram Daniel Alves, Bremer, Gabriel Martinelli, Rodrygo e saíram Éder Militão (pendurado com cartões amarelos), Danilo, Vinícius Júnior e e Neymar. Aos 31, Paik fez o chamado gol de honra, acertando um bom chute de fora da área, com leve desvio na zaga, sem chance para Alisson, que minutos depois também foi substituído, por Weverton. O jogo terminou mesmo 4 a 1, quase o mesmo placar de amistoso disputado em junho, na preparação para a Copa, quando os brasileiros venceram por 5 a 1.

Festa croata após vitória no pênaltis contra o Japão; seleção do Leste Europeu é a próxima adversária do Brasil (Foto: Fifa)

Croácia, nos pênaltis

No primeiro jogo do dia, Croácia e Japão maltrataram a bola. Foram muitos chutões e passes errados, e poucos momentos de emoção. Ainda assim, saíram dois gols: Maeda abriu o placar para os japoneses no final do primeiro tempo e Perisic empatou no início do segundo tempo.

Com isso, o jogo foi para a prorrogação, mas o empate persistiu, levando a decisão aos pênaltis. O Japão perdeu três de quatro cobranças – três defesas de Livakovic. E os croatas, que perderam uma, nem precisaram da última para vencer por 3 a 1.

Dois jogos amanhã definem os últimos classificados para as quartas de final, que começam na próxima sexta (9). Às 12h, Marrocos e Espanha se enfrentam. Mais tarde, às 16h, será a vez de Portugal x Suíça.

Confira as partidas já definidas das quartas.

Sexta (9)

Croácia x Brasil, 12h

Holanda x Argentina, 16h

Sábado (10)

Inglaterra x França, 16h