rio 2016

Brasil se despede do judô com bronze de Baby

Rafael Silva, na categoria acima de 100 quilos, não pôde chegar ao ouro, pois acabou vencido por francês oito vezes campeão do mundo. Handebol feminino vence Angola e avança

Roberto Castro/ Brasil2016

Bronze de Baby foi o segundo do judô nesta edição dos Jogos

São Paulo – O sétimo dia de Jogos Olímpicos trouxe bons resultados para o Time Brasil. O país conquistou sua segunda medalha de bronze. Rafael Silva, o Baby, repetiu o feito da judoca Mayra Aguiar que, ontem (11), também subiu na terceira posição do pódio. O caminho não foi fácil para Baby. Na mesma chave do brasileiro, na modalidade acima de 100 quilos, estava Teddy Riner, que afastou as chances do ouro para o país-sede.

O francês Teddy não perde há seis anos e tem oito títulos mundiais. Mesmo assim, o melhor atleta da história na modalidade enfrentou dificuldades para vencer o brasileiro, ganhando apenas por um wazari. Então, Baby não se abalou diante da derrota para o favorito, e seguiu apresentando bons resultados até chegar no bronze, feito também conquistado nos últimos Jogos, em Londres (2012).

Com o resultado, o Brasil encerra sua participação no judô, também com o ouro de Rafaela Silva. Outra modalidade esportiva em que o país não participa mais é o tenis, categoria simples. Thomaz Bellucci chegou perto de vencer uma lenda do esporte, o espanhol Rafael Nadal, mas acabou derrotado por 2 sets a 1. No fim da partida, o vencedor não poupou elogios ao brasileiro. “Quando você joga com um jogador deste nível precisa arriscar mais do que o normal. Lutei muito até o final”, disse.

Inovafoto
Vitória sobre Angola deixou seleção classificada para a próxima fase do torneio

Outra boa atuação foi a da seleção canarinho de handebol feminino. As meninas começaram o torneio como favoritas, derrotando a então campeã olímpica Noruega e, passando com facilidade pela Romênia. Após uma derrota para a Espanha na terceira partida, o time não se deixou abalar e venceu hoje a penúltima partida da fase de grupos, contra a Angola, que já havia vencido duas no torneio. Classificada, a seleção agora enfrenta Montenegro, para encerrar a fase de grupos.

No boxe, Robson Conceição bateu, ainda pela manhã, o uzbeque Hurshid Tojibaev e avançou para a semifinal da modalidade até 60 quilos. No pugilismo olímpico, não existe disputa de terceiro lugar. A presença de Robson nesta fase, já garante automaticamente mais um bronze ao país. Agora, resta o caminho para o ouro, que será trilhado no domingo pela manhã.

Os grandes destaques da noite serão as disputas dos times femininos de futebol e vôlei. Nas quadras, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães enfrenta a Coreia do Sul, às 22h30, buscando encerrar invicta a fase de grupos. No campo, a seleção da cinco vezes melhor jogadora do mundo Marta joga contra a Austrália, às 22h, em jogo decisivo, pelas quartas de final.