VIOLAÇÃO

Catar irá confiscar bandeiras arco-íris durante a Copa do Mundo: ‘Não é aceita nessa sociedade’

Integrante do governo disse para casais homoafetivos serem “reservados” durante realização do torneio

sarahmirk
sarahmirk
General do Catar disse que as bandeiras serão confiscadas para "defender" os torcedores LGBTQIA+ de possíveis agressões

São Paulo – As bandeiras nas cores do arco-íris que representam o movimento LGBTQIA+ podem ser confiscadas dos torcedores durante a Copa do Mundo no Catar. Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o governo local alega que gays, lésbicas e transexuais são criminalizados no país e diz que não pode garantir a segurança de quem for assistir ao torneio.

O major-general Abdulaziz Abdullah Al Ansari disse que os casais LGBTQIA+ serão bem-vindos e aceitos no país, mas pediu que não se manifestem publicamente. “Você quer demonstrar sua visão sobre o movimento (LGBTQIA+), demonstre-a em uma sociedade onde ela será aceita. Assista ao jogo. Isso é bom. Mas não venha e insulte toda a sociedade por causa disso”, afirmou.

Al Ansari é diretor do Departamento de Cooperação Internacional e presidente do Comitê Nacional de Contraterrorismo do Ministério do Interior. Segundo ele, os casais homoafetivos devem ser “reservados” durante a Copa do Mundo no Catar. “Reservem o quarto juntos, durmam juntos… Isso é algo que não é da nossa conta. Estamos aqui para administrar o torneio. Não vamos além das coisas pessoais individuais que podem estar acontecendo entre essas pessoas… esse é realmente o conceito. Aqui não podemos mudar as leis. Você não pode mudar a religião por 28 dias de Copa do Mundo”, acrescentou.

O general do Catar explicou que as bandeiras serão confiscadas para “defender” os torcedores LGBTQIA+. “Se ele levantou a bandeira do arco-íris e eu a peguei dele, não é porque eu realmente quero insultá-lo, mas para protegê-lo. Porque se não for eu, alguém ao redor dele pode atacá-lo… Não posso garantir o comportamento de todo o povo”, disse.

Direitos humanos na Copa

A diretora de responsabilidade social e educação da Fifa, Joyce Cook, disse, também à AP, em 2020, que “bandeiras arco-íris, camisetas serão bem-vindas no estádio – isso é um fato. Eles entendem muito bem que essa é a nossa postura.” O presidente-executivo da Copa do Mundo, Nasser Al-Khater, também disse que “respeitaremos” as diretrizes da Fifa sobre permitir bandeiras do arco-íris.

Em um discurso durante um congresso da FIFA, na última quinta-feira (31), a presidenta da Associação Norueguesa de Futebol, Lise Klaveness, criticou a FIFA por sediar a Copa do Mundo no Catar, país com histórico de violação de direitos trabalhistas de imigrantes e opressão à comunidade LGBTQIA+. Klaveness pediu reparação às famílias de trabalhadores que morreram durante a construção de estádios da Copa do Mundo e defesa dos princípios básicos de direitos humanos.

“Não há espaço para empregadores que não garantam a liberdade e a segurança dos trabalhadores da Copa do Mundo. Não há espaço para líderes que não podem sediar o jogo feminino. Não há espaço para anfitriões que não podem garantir legalmente a segurança e o respeito das pessoas LGBTQIA+ que vêm a este teatro dos sonhos”, afirmou ela, a primeira mulher a ocupar a presidência da federação de seu país.