Copa do Mundo: Brasil, Argentina e França são favoritas, afirma Trajano

Durante o torneio, o programa Papo com Zé Trajano terá novo horário e programação especial

Agência Brasil
Agência Brasil
Por histórico de violações de direitos humanos, Trajano classificou "escândalo" a realização da Copa do Mundo no Catar

São Paulo – Nesta semana, o técnico Tite convocou os 26 jogadores que vão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. O torneio começa no próximo domingo (20). Já o Brasil estreia no dia 24 contra a Sérvia. Para o jornalista José Trajano, que semanalmente apresenta o Papo com Zé Trajano, na TVT e na Rádio Brasil atual, Brasil, Argentina e França despontam como favoritas na disputa pelo título. Outras potências do futebol, como Alemanha e Inglaterra, além da Bélgica, podem surpreender.

“Os favoritos são aqueles de sempre. Aqui embaixo: Brasil e Argentina. Lá em cima: França, Alemanha, Inglaterra e a Bélgica, que anda correndo por fora. A grande decepção é Itália, que nem se classificou”, afirmou Trajano, entrevistado pelos jornalistas Cosmo Silva e Ana Rosa Carrara para o Revista Brasil TVT, ontem (12).

Trajano acredita que a seleção brasileira está “bem servida”. “É um time jovem, com boa presença ofensiva.” Na defesa, no entanto, ele diz que os laterais não empolgam. E criticou a convocação do veterano Daniel Alves, uma das opções de Tite pelo lado direito. Por outro lado, lamentou a não convocação de Rodrigo Scarpa, meia armador do Palmeiras, eleito o craque do campeonato brasileiro.

A incógnita, segundo ele, é o atacante Neymar, principalmente pelas polêmicas extracampo em que o jogador costuma se envolver. “Se jogar bem, se não entrar em polêmica, se não sair rolando, pode ajudar muito no Brasil”, afirmou.

Além disso, Trajano citou os veteranos Messi (Argentina) e Cristiano Ronaldo (Portugal) como prováveis destaques do torneio. Ambos devem disputar no Catar a última Copa de suas carreiras. O argentino está em melhor fase, inclusive tendo desempenho mais significativo na própria seleção do que no seu clube atual, o Paris Saint-Germain. Mbappé, da seleção francesa, também deve brilhar no torneio.

Copa no Catar é uma vergonha

Fora das quatro linhas, Trajano criticou a país árabe como sede do mundial. “A Copa no Catar é o maior escândalo nos últimos tempos da história do futebol mundial”. O país é acusado de violação de direitos humanos contra mulheres e minorias. Além disso, de acordo com o jornal inglês The Guardian, 6.500 trabalhadores que teriam morrido, principalmente migrantes vindo da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka, durante a construção dos estádios no país para a Copa do Mundo.

Nesse sentido, o jornalista elogiou a atuação das torcidas organizadas da Alemanha que, durante as partidas do campeonato nacional, têm realizado protestos nas arquibancadas denunciado os abusos ocorridos no Catar. Ele também citou que o capitão da seleção inglesa, Harry Kane, vai usar uma braçadeira com as cores da bandeira do movimento LGBTQIA+, em protesto contra a opressão a esse grupo pelas autoridades catares.

Durante a Copa do Mundo, o Papo com Zé Trajano terá programação especial, com convidados. Nesse período, o programa vai ao ar às 19h45, após o Seu Jornal.

Revista Brasil TVT vai ao ar aos sábados e domingos, das 18h às 20h. Na edição desta semana, o jornalista esportivo José Trajano aponta seus favoritos para a Copa e a pesquisadora Patricia Palumbo fala sobre as perdas de Gal Costa e Rolando Boldrin, na última quarta-feira (9). O brasilianista James Green comenta as eleições parlamentares nos Estados Unidos, enquanto o deputado Nilto Tatto (PT-SP) trata da COP27, a conferência do clima, que está sendo realizada no Egito. O também deputado Paulo Teixeira (PT-SP) analisa a “herança” bolsonarista. A parte artística tem o Movimento Cultural Ana Cacimba.

Assista à entrevista