Senado convida Graça Foster para explicar declaração sobre metas da Petrobras

Presidenta da Petrobras disse que a empresa apelou a metas 'inatingíveis' no passado

Declarações de Graça Foster foram dadas na semana passada, ao apresentar o Plano de Negócios (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

Brasília – A presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, deve comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na próxima terça-feira (10) para explicar o plano de negócios da empresa para o período 2012-2016. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), autor do requerimento com o convite, vai questionar declaração da dirigente de que a estatal, “historicamente”, não cumpre as metas de produção.

Segundo acrescentou o senador, a presidenta da Petrobras indicou ainda que a empresa convivia com falta de planejamento, controles insuficientes e ineficiência operacional. Ferraço disse também que, segundo a presidenta, as antigas projeções “contavam com a sorte para serem atingidas”.

As declarações de Graça Foster foram dadas na semana passada, ao apresentar o Plano de Negócios da Petrobras, que pretende implementar até 2016 investimentos de US$ 236,5 bilhões. O requerimento foi aprovado na reunião de hoje (3) da CAE. A data foi anunciada pelo presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Na ocasião, Graça Foster disse a jornalistas que a empresa precisa reduzir os custos operacionais. “Não estou falando da redução dos custos para a festa de Natal dos empregados. Estou falando de custos muito mais expressivos, como o estoque de materiais, a importação de produtos, nosso custo de extração, de refino e de movimentação.”