COMÉRCIO BILATERAL

Novos acordos inauguram etapa na relação Brasil e China, diz pesquisador

Marco Fernandes, do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, entende que acordos a serem sacramentados nos próximos dias entre os dois países diversificam pauta de exportações

(José Cruz/Agência Brasil)
(José Cruz/Agência Brasil)
Lula e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, em fevereiro desse ano

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta terça-feira (8) para a China, onde passará cerca de uma semana. Lá, vai assinar uma série de acordos bilaterais que, segundo Marco Fernandes, pesquisador do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, devem inaugurar um novo caminho nas relações comerciais entre os dois países. A visita de Lula ao país oriental estava inicialmente marcada para o final de março, mas o presidente brasileiro precisou adiar por conta de questões de saúde.

Em entrevista ao programa Revista Brasil TVT, da Rede TVT, Marco Fernandes explicou que a pauta de exportações brasileiras para a China, hoje, está muito concentrada nas commodities. “Se a gente pegar minério de ferro, soja, petróleo e carne dá quase 90%. Isso para a economia brasileira, a médio e longo prazo, não é bom. São setores hiper concentrados, agregam pouco valor, empregam pouco, empregos de pouca qualificação e com salários não tão altos. Então, é preciso avançar”, diz.

O pesquisador acrescenta que ambos os países entendem que é preciso diversificar a pauta de exportações e que nesta viagem já estão alinhavados acordos “muito importantes” nesse sentido. Ele cita, por exemplo, entendimentos nos campos da agricultura familiar, desenvolvimento de satélites e produção de vacinas. Para Marco Fernandes, esses novos acordos vão “abrir uma nova etapa das relações entre Brasil e China”. Vale lembrar que os chineses são os maiores parceiros comerciais do país desde 2009. No ano passado, o volume de negócios bateu nos US$ 150 bilhões, com superavit de US$ 28 bilhões para o Brasil. Assista abaixo a íntegra da entrevista.


Leia também


Últimas notícias