Em repouso

Com pneumonia, Lula adia viagem à China e cancela reunião sobre crise no Congresso

Principal compromisso do presidente na viagem ao Oriente está marcado apenas para terça-feira, quando deve encontrar o presidente Xi Jinping

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Lula havia convocado ontem uma reunião para discutir a crise instalada no Congresso Nacional

São Paulo – Em nota divulgada às 8:42 da manhã desta sexta-feira (24), o Palácio do Planalto confirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está com “pneumonia leve” e adiou para domingo o início da sua viagem à China. O diagnóstico foi feito pelo hospital Sírio Libanês na noite de ontem. Lula passará o dia no Palácio do Alvorada.

O principal compromisso de Lula em sua viagem à China está marcado apenas para terça-feira (28). É quando ele deve encontrar o presidente chinês Xi Jinping. A folga é vista com alívio pelos auxiliares do presidente e por ele próprio, já que dá quatro dias para que ele se recupere.

A agenda do presidente para esta sexta-feira (24) foi cancelada. Na página do Planalto na internet consta apenas a informação de que “atualmente não existem compromissos agendados”.

Reuniões

A agenda previa duas reuniões importantes. Uma com ministros no Palácio do Planalto. A segunda, uma “reunião de emergência” com a coordenação política do governo, que Lula havia convocado para discutir a crise instalada no Congresso Nacional entres os presidentes das duas casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-AL)

Em seus compromissos desta quinta-feira (23), ao contrário do habitual, Lula não discursou. Nem pela manhã, no lançamento do Complexo Renovável Neoenergia, em Santa Luzia, interior da Paraíba, nem à noite, quando assinou novo decreto de fomento à cultura. Nesta última cerimônia, o presidente falou brevemente e pediu desculpas, por estar com dor de garganta.