Na passarela

Temas africanos, Fafá, Mário de Andrade, Hip Hop, rádio, produção agrícola: escolas abrem desfile principal em São Paulo

Desfile do grupo especial começa às 21h desta sexta e continua amanhã

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram
Em 2023, a Mocidade Alegre foi a campeã do desfile em São Paulo

São Paulo – O esperado desfile do Grupo Especial do carnaval paulistano começa nesta sexta-feira (9), às 21h, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Antes da primeira escola, a tradicional Camisa Verde e Branco, da Barra Funda, haverá apresentação de “velhas-guardas” do samba da capital. (Confira abaixo a ordem dos desfiles.)

Adenla – O imperador nas terras do rei é o tema da Camisa Verde, que retorna após 12 anos. Parte do orixá Oxossi, padroeiro da escola, até chegar ao ex-jogador Adriano, às vezes chamado de “imperador”. Adenla é a coroa dos Iorubás.

Na sequência, vem a Barroca Zona Sul, que vai falar sobre seu 50º aniversário, neste ano. O tema é Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul. A escola tem a Mangueira como “madrinha”, por isso também é verde e rosa.

Samba e futebol

O desfile também é marcado pela apresentação de escolas vinculadas a torcidas organizadas de futebol. É o caso da Independente e da Dragões da Real (São Paulo), da Mancha Verde (Palmeiras) e da Gaviões da Fiel (Corinthians). Vice-campeã em 2023, neste ano a Mancha vai tratar da terra e da produção no campo, com Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta.

Os tricolores da Independente falam de guerreiras e africanidade, com o enredo Agojie, a lâmina da liberdade!. Já a Dragões apresenta África – Uma constelação de reis e rainhas. E os corintianos propõem uma “viagem cósmica” com Vou te levar pro infinito, que remete ao samba de 1995.

Mário e a brasilidade

Campeã no ano passado, a Mocidade Alegre traz o escritor Mário de Andrade para a avenida e suas pesquisas sobre a cultura nacional. Brasileia desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país é o tema da escola do Limão, na zona norte.

Da zona leste, a Acadêmicos do Tatuapé falará dos atrativos de Mata do São João, na Bahia (Uma Joia da Bahia – Símbolo de Preservação! Entre Contos e Tambores, Viva a Mata de São João!), a Rosas de Ouro tem o Ibirapuera como tema (Ibira 70 -A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024) e a Vai-Vai, do bairro da Bela Vista (“Bixiga”) exalta o Hip Hop (Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano). O desfile no Anhembi tem ainda Tom Maior (Aysú: uma História de Amor, de temática indígena), Águia de Ouro (Águia de Ouro nas Ondas do Rádio), Império de Casa Verde (Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta, homenagem à cantora Fafá de Belém) e Acadêmicos do Tucuruvi, a última a desfilar, trazendo o samba-enredo Ifá, que vai abordar a criação do mundo na crença iorubá.

Mais desfiles

A rigor, o carnaval oficial de São Paulo começou no último sábado (3), com o desfile do Grupo de Acesso 2. Assim, desfilaram, pela ordem, Unidos de São Miguel, Unidos de São Lucas, Imperatriz da Pauliceia, Amizade Zona Leste, Uirapuru da Mooca, X-9 Paulistana, Camisa 12, Primeira da Cidade Líder, Imperador do Ipiranga, Morro da Casa Verde e Unidos do Peruche.

No próximo domingo (10), depois do grupo principal, será a vez das escolas do Grupo de Acesso 1. A partir das 21h, entrarão na avenida Dom Bosco de Itaquera, Torcida Jovem, Nenê de Vila Matilde, Pérola Negra, Colorado do Brás, Unidos de Vila Maria, Estrela do Terceiro Milênio e Mocidade Unida da Mooca. E quem quiser ainda pode aproveitar o Desfile das Campeãs, no dia 17.

Confira a ordem do desfile do Grupo Especial:

Hoje (9)

  • Desfile das velhas-guardas – 21h
  • Camisa Verde e Branco – 23h15
  • Barroca Zona Sul – 00h20
  • Dragões da Real – 01h25
  • Independente – 02h30
  • Acadêmicos do Tatuapé – 03h35
  • Mancha Verde – 04h40
  • Rosa de Ouro – 05h45

Amanhã (10)

  • Afoxé Filhos da Coroa de Dadá – 20h30
  • Vai-Vai – 22h30
  • Tom Maior – 23h35
  • Mocidade Alegre – 00h40
  • Gaviões da Fiel – 01h45
  • Águia de Ouro – 02h50
  • Império de Casa Verde – 03h55
  • Acadêmicos do Tucuruvi – 05h00