HIP-HOP

Prêmio Nacional RAP TV: evento celebra melhores do rap nacional neste domingo

Cerimônia terá shows exclusivos e manifestos; Emicida, Mano Brown e Gloria Groove estão entre os finalistas

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Para a edição deste ano, a cerimônia expandiu o número de categorias para 16 no total e conta com um corpo de jurados técnicos de mais de 220 pessoas

São Paulo – Depois da festiva estreia em dezembro de 2020, o canal RAP TV realizará a segunda edição do Prêmio Nacional RAP TV, no próximo domingo (5), às 20h. O evento escolhe o melhor do rap brasileiro durante o ano de 2021. A cerimônia virtual de entrega dos troféus também contará com shows e manifestos.

O Prêmio da RAP TV é um instrumento de fomento e incentivo à produção nacional, e quer mostrar o que tem de melhor em todos os cantos do país. A inclusão da premiação não só abrange artistas de vários estados, como também prevê categorias pra veículos de imprensa especializados na cultura Hip-Hop.

Para a edição deste ano, a cerimônia expandiu o número de categorias para 16 no total e conta com um corpo de jurados técnicos de mais de 220 pessoas, entre jornalistas, produtores de conteúdo e agentes culturais do Hip-Hop. Entre os finalistas estão nomes como Emicida, Flora Mattos, Gloria Groove, Mano Brown e Matuê.

Entre um vencedor e outro, o Prêmio exibirá também shows intimistas e especiais de seis convidados que representam alguns dos nomes mais quentes do rap nacional: LEALL, N.I.N.A., Febem, niLL, Luiz Lins, Veigh e o Brasil Grime Show.

Manifesto político

Como parte das atrações da cerimônia de vencedores do Prêmio Nacional RAP TV, os rappers Pacha Ana e Coruja BC1 irão liderar um manifesto como pontos centrais da eleição presidencial de 2022, esclarecendo a necessidade de se posicionar politicamente e derrotar o atual presidente, Jair Bolsonaro.

Durante o video, os artistas expressam a mensagem do rap contra o fascismo, contra o claro projeto de extermínio das minorias, da cultura, da educação, e contra a violência do Estado. A proposta também quer incentivar o público seguidor do rap a exercer o voto no ano que vem, mostrando a importância de colocar a democracia em prática para poder mudar os rumos da história.

Para Pacha Ana, MC e poetisa mato-grossense, “não podemos deixar acontecer em 2022 o que aconteceu em 2018. O governo atual fere uma das premissas básicas do nosso movimento, que é o respeito”. Em sua fala, ela reforça que Bolsonaro fere características da “nossa existência, com racismo, homofobia, machismo, classismo, elitismo”.

Já para o MC paulista Coruja BC1, estudar a história do Hip-Hop é fundamental para entender a necessidade de trazer a política como tema de discussão. “No Brasil, o rap, o movimento Hip-Hop, teve e tem um papel fundamental contra o racismo, a desigualdade social. É preciso manter isso”, conta ele, que acaba de lançar o novo disco Brasil Futurista.

O Prêmio Nacional RAP TV 2021 será exibido neste domingo a partir das 20h, com transmissão no YouTube.


Leia também


Últimas notícias