literatura

Escritor João Ubaldo Ribeiro morre, aos 73 anos, no Rio de Janeiro

CC/ Commons Wikipedia João Ubaldo Ribeiro escreveu, entre outros, Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro Rio de Janeiro – O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada de hoje […]

CC/ Commons Wikipedia

João Ubaldo Ribeiro escreveu, entre outros, Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro

Rio de Janeiro – O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada de hoje (18), aos 73 anos, em sua casa, na cidade do Rio de Janeiro. Ele era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupava a Cadeira 34 desde 1994. Jornalista e cientista político, ele foi autor de mais de 20 livros, publicados em 16 países.

Entre suas principais obras estão Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e O Sorriso do Lagarto (1989). João Ubaldo Ribeiro recebeu, em 2008, o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.

Ribeiro também venceu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1972, conquistou o Jabuti de Melhor Autor, por Sargento Getúlio. Em 1984, venceu na categoria Melhor Romance, com Viva o Povo Brasileiro.

Em nota, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a literatura brasileira “perde um grande nome”, com a morte de João Ubaldo e prestou solidariedade aos familiares, amigos e leitores.

A Academia Brasileira de Letras determinou luto de três dias.  O presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou que a bandeira da Academia seja hasteada a meio mastro. “É uma grande perda para a Academia, para o romance e o jornalismo nacionais. João Ubaldo Ribeiro deixa uma obra de excelência. Estamos todos muito chocados com a notícia”, disse.