Documento

‘Entrevistas com Putin’, de Oliver Stone, segue atual em meio à zorra geopolítica global

TVT exibe esta semana minissérie de 2020 em que Oliver Stone retrata o perfil do líder russo que perturba o xadrez geopolítico global. Confira links dos episódios

Divulgação
Divulgação
Putin abriu as portas do Kremlin para Oliver Stone

São Paulo – A TVT reestreia nesta semana a minissérie As Entrevistas com Putin, do cineasta Oliver Stone. Em mais de uma dúzia de entrevistas, Stone teve acesso sem precedentes ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. A produção é de 2017, mas só foi apresentada ao Brasil em 2020. E é considerada o mais minucioso retrato do líder russo já realizado por um entrevistador ocidental. Na ocasião, a exibição despertou interesse por conta das polêmicas envolvendo suposta interferência russa nas eleições dos EUA, vencidas por Donald Trump. E hoje, em tempos de jogos de retórica e ameaças envolvendo Rússia, Ucrânia, EUA e Europa, o trabalho que expõe o pensamento de Putin permite especular para onde pode caminhar a crise. A minissérie tem quatro episódios diários, sendo o primeiro às 14h desta segunda-feira (21), no canal digital 44.1 para Grande São Paulo. Quem não conseguir pela TV pode assistir pelos links a seguir. Os diálogos são comentados pelo sociólogo e escritor Lejeume Mirhan.

Confira o primeiro episódio

No segundo capítulo, nesta terça, mesmo horário, Putin conversa com Oliver Stone sobre confronto direto com os EUA, a convivência de cristãos, islamitas e judeus na Rússia e a coleta clandestina de dados de cidadãos. Sobre homofobia, Stone pergunta a Putin: “O senhor entraria no chuveiro de um submarino junto com um oficial gay?”

No episódio da quarta-feira, Putin acusará a CIA de apoiar o terrorismo na Ucrânia, além de EUA e Otan de cercar as antigas repúblicas soviéticas. O presidente russo leva Stone a uma sala de guerra onde acompanham, em tempo real, num telão, ataques de caças-bombardeiros MiG contra as forças do Isis em território sírio.

Por fim, na quinta (24), capítulo final de As Entrevistas com Putin, Stone mergulha na acusação de que Moscou interferiu nas eleições dos EUA. O Kremlin esteve envolvido no ciberataque ao Comitê de Campanha Parlamentar Democrata? Putin ajudou o então candidato republicano Donald Trump chegar ao poder?

Vencedor de dois Oscar como diretor, por Platoon (1986) e Nascido em 4 de Julho (1989) e um como roteirista, de Expresso da Meia-Noite (dirigido por Alan Parker em 1978), Oliver Stone também ganhou cinco prêmios Globo de Ouro. Na ocasião de seu lançamento, a minissérie exibida pela TVT contou com a parceria do blog Nocaute, criado pelo jornalista e escritor Fernando Morais.