Exposição

‘Existência Coletiva’ reúne artistas da zona leste no CEU Quinta do Sol

Grafites, fotografias, esculturas e desenhos compõem panorama artístico da periferia de São Paulo. Obras revelam personagens e paisagens da região leste

Divulgação/FB

Street art, pinturas “tradicionais”, abstratas, retratos, entre outras linguagens compõem a exposição

As paredes do pátio central do Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, no Parque Cisper, estão cheias de cores. A exposição Existência Coletiva – Resistir e Produzir, realizada em parceria com o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a Rede Cultura ZL, reúne obras de 95 artistas, a maioria moradores da zona leste da capital paulista. A mostra, que fica em cartaz até dia 25 de abril, apresenta grafites, fotografias, esculturas e desenhos.

Existência Coletiva faz um panorama artístico diversificado com obras feitas por e com personagens locais. Além disso, são apresentados paisagens e o cotidiano da região. A ideia do evento nasceu em 2014, quando quatro artistas de Ermelino Matarazzo resolveram reunir o máximo possível da produções artísticas dos bairros que compõem a zona leste.

Boa parte das obras usa a linguagem da street art e de arte urbana, mas há também pinturas “tradicionais”, abstratas, retratos, entre outras linguagens. O mosaico também é composto por muitas obras que fazem uma espécie de protesto contra o racismo, o preconceito e a exclusão social.

Desde o início, a exposição foi planejada e concebida seguindo os métodos do DIY, sigla do inglês para a expressão “do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”.

Existência Coletiva – Existir e Produzir
Quando: até 25 de abril, todos os dias das 9h às 19h
Onde: CEU Quinta do Sol
Avenida Luiz Imparato, 564, Parque Císper, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: na página do evento