Identificados

Homem armado que ameaçou jovem negro em São Paulo é investigador da Polícia Civil

A Polícia Civil abriu inquérito contra o agente. E a PM que assistiu à cena de braços cruzados “por estar de folga” e que chutou o jovem que lhe pediu ajuda foi afastada

Reproduçãol
Reproduçãol
Homem que perseguiu jovem é investigador e se chama Paulo Kim. A PM que se omitiu disse que procedimento é ligar 190

São Paulo – Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), o homem flagrado perseguindo, agredindo e apontado uma pistola para um jovem negro no Carandiru, zona Norte de São Paulo, no domingo (12) é um investigador da Polícia Civil. E se chama Paulo Hyun Bae Kim. A informação é do portal Metrópoles. Veja a cena em vídeo aqui.

“A Polícia Civil, a partir do momento que tomou conhecimento do vídeo, instaurou inquérito policial e identificou o homem armado, que se trata de um investigador de polícia. A Corregedoria foi acionada e apura o caso”, afirma a SSP em nota.

Por sua vez, a policial militar que assistia a cena de braços cruzados, se recusou a intervir, deu um pontapé no jovem que lhe pediu ajuda e ameaçou um homem que filmava a cena também foi identificada. Ela está “afastada dos serviços operacionais” e é investigada por omissão em Inquérito Policial Militar (IPM).

“A atitude é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da Instituição. Todo policial militar deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”, diz a SSP.

“Procedimento é ligar para o 190”

Ao ser questionada sobre por que não agia, a policial respondeu que estava de folga “e o procedimento é ligar para o 190 e chamar uma viatura”. Com a insistência do homem que filmava a cena, ela ameaçou detê-lo, o que contradiz o que ela mesma acabava de dizer. Se não atuou parta proteger o rapaz que corria risco de vida por estar de folga, por que prenderia a pessoa que a questionava?

 O ouvidor das polícias de São Paulo, Claudio Silva, afirmou à GloboNews que pedirá o afastamento e desarmamento do investigador identificado. O homem inclusive tem histórico de episódios violentos, acrescentou, e sua própria irmã tem uma medida protetiva contra ele.

O episódio da perseguição que podia ter terminado em tragédia foi divulgado inicialmente pelo site Ponte Jornalismo e viralizou nas redes sociais.

Relembre: Carla Zambelli saca arma e aponta para pessoas em São Paulo; veja vídeo


Leia também


Últimas notícias