FALHA

Apagão do sistema deixa sem energia 25 estados e o Distrito Federal

Linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram afetadas, assim como o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, Teresina e Belém, os semáforos ficaram desligados

Reprodução
Reprodução
Apagão, ainda sem explicação, afetou serviços públicos e transportes

São Paulo – Um apagão na manhã desta terça-feira (15) provocou falta de energia em 25 estados e no Distrito Federal. Linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram afetadas, assim como o funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, Teresina e Belém, os semáforos ficaram desligados. O metrô da capital baiana teve de ser evacuado. Linhas dos metrôs de Belo Horizonte, Recife e São Paulo também pararam.

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota informando que “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15)”. O comunicado ficou rapidamente desatualizado, já que as informações foram sendo atualizadas sem parar, pela própria pasta. Só Roraima não registrou ocorrências.

Até as 10h22, foram recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste, diz o MME. Por volta das 10h30, Sul, Sudeste e Centro-Oeste já tinham o fornecimento de energia normalizado.

Transporte, internet e elevadores

As principais reclamações dos usuários, além dos problemas no transporte público, foram falta de acesso à internet, pessoas presas em elevadores e trânsito caótico por falta de semáforos.

Conforme o Operador Nacional do Sistema (ONS) houve uma falha às 8h31, que afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, Nordeste e do Sudeste. Mas a causa ainda não foi confirmada. A recomposição foi iniciada em todas as regiões e até as 9h16, com 6 mil MW dos 16 mil MW afetados, segundo o órgão.

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente. Já o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, disse que a causa do apagão seria operacional. Isso porque não há alerta pela estiagem, motivo que afetasse a produção e distribuição de energia.


Leia também


Últimas notícias