Acordo define que carga radioativa ficará no interior da Bahia

São Paulo – Terminou a indefinição sobre o destino da carga de material radioativo das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Os contêineres foram levada de Guanambi para as instalações da […]

São Paulo – Terminou a indefinição sobre o destino da carga de material radioativo das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Os contêineres foram levada de Guanambi para as instalações da INB em Caetité, a 757 quilômetros de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (20). Um acordo entre uma comissão de liderança regionais com a INB foi costurado em reunião na noite de quinta-feira (19).

A condição para o transporte foi que a carga permaneça lacrada até que todas as questões a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente sejam resolvidas. Uma comissão permanente com veredores e líderes comunitários e de movimentos sociais será criada pela prefeitura de Caetité para acompanhar o processo.

O impasse começou no início da semana, quando moradores da cidade baiana pressionaram a administração municipal a não aceitar a presença das 90 toneladas de material radioativo. Na quinta-feira, o Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil público para apurar suspeitas de irregularidades na recepção, transporte e comercialização de carga.

Em 1998, a INB se instalou na cidade baiana estimando uma reserva de 100 mil toneladas de urânio na região. Dez anos depois um relatório do Greenpeace indicou que a água de alguns poços de Caetité estavam contaminados por elementos radioativos.