Denúncia

TRT de São Paulo aproveita a corrida de São Silvestre para alertar contra o trabalho infantil

Magistrados e servidores estarão durante quatro dias no local de entrega de kits aos corredores. Renato Aragão participa da campanha

Reprodução
Reprodução

São Paulo – A Justiça do Trabalho em São Paulo vai aproveitar a tradicional corrida de São Silvestre, no último dia do ano, para reforçar campanha contra o trabalho infantil. O humorista Renato Aragão gravou vídeo de apoio à iniciativa. Assista aqui.

“Considerado um dos mais famosos e maiores eventos de rua do país, a corrida traz visibilidade para um tema tão importante para a Justiça: conscientizar sobre os malefícios do trabalho infantil, tanto para crianças e adolescentes, quanto para a sociedade”, diz o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que abrange a Grande São Paulo e a Baixada Santista. A campanha é organizada pelo Subcomitê de Trabalho Decente e Seguro do tribunal.

Dessa forma, magistrados e servidores da 2ª Região estarão – dos dias 27 a 30 – em estande próximo ao local de entrega dos kits para os corredores, no Pavilhão Azul da Expo Center Norte. Serão entregues panfletos e cartilhas, além da coleta de denúncias.

“O objetivo é chamar a atenção para as consequências perversas do trabalho infantil e a importância em oferecer um trabalho decente e adequado para aprendizes e adolescentes, a partir de 16 anos de idade”, afirma um dos coordenadores, o desembargador Ricardo Ballarini. “É importante dizer que não se aumenta o PIB do país explorando o trabalho infantil, mas investindo em educação e profissionalização”, acrescenta o também desembargador Paulo Eduardo Oliveira.

No último dia 20, o IBGE mostrou que o país teve aumento do número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. O total chegou a 1,9 milhão no ano passado, ou 4,9% da população de 5 a 17 anos.