Natal invisível

Padre Júlio e movimentos sociais lançam sacolão neste sábado com distribuição de mil refeições

A festividade, no bairro da Mooca, marcará o pré-lançamento de um sacolão popular e o encerramento da jornada nacional de solidaridade, iniciativa de movimentos populares e sindicais

BdF
BdF
Padre Júlio durante feira da reforma agrária do MST em São Paulo, em maio

São Paulo – Neste sábado (23), antevéspera de Natal, o padre Júlio Lancellotti, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outros movimentos sociais e sindicais vão inaugurar o sacolão popular Irmão Pedro Bittencourt, na Mooca, zona leste de São Paulo. A festa marca o encerramento da Jornada Nacional de Solidariedade contra a Fome e a Pobreza, realizada pelos Comitês Populares de Luta. E por isso haverá distribuição de mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.

O sacolão fica na rua Siqueira Cardoso, 297 – Belenzinho/Mooca.

O sacolão será um ponto de venda de alimentos produzidos em assentamentos do MST e também por famílias de pequenos produtores, sem uso de agrotóxicos, e a preços acessíveis. E também um espaço de promoção da solidariedade, como a praticada nas cozinhas solidárias e populares.

Padre Júlio é pároco na igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca, onde coordena ações de atendimento à população mais vulnerável, criminalizada assim como os movimentos sociais e sindicais que se unem a ele nesse trabalho.

A jornada de solidariedade teve início em novembro. As ações envolvem refeições nas cozinhas populares, distribuição de alimentos e doação de sangue, entre outras ações em 20 estados. As atividades incluem ainda apoio no acesso a serviços de assistência social, como emissão de documentos, regularização do registro no CadÚnico, negociação de dívidas no programa Desenrola Brasil, entre outros serviços públicos disponíveis. A organização é feita pelos Comitês Populares, CUT, PT, Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), MST, Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras por Direitos (MTD), Movimento Brasil Popular (MBP) e Levante Popular da Juventude.

Padre Júlio na TVT

No último dia 14, o padre Júlio conversou com o jornalista Juca Kfouri, no programa Entre Vistas, da TVT. Na ocasião, o religioso falou sobre solidariedade e caminhos para equidade. Confira a íntegra da conversa:

Redação: Cida de Oliveira