Mais uma vítima

Indígena adolescente é encontrada morta após 9 dias desaparecida

Ariane Oliveira Canteiro, 13 anos, tinha sido vista pela última vez no dia 2, em aldeia de Dourados (MS) e vinha recebendo ameaças de morte. Caso é investigado como feminicídio

Arquivo Pessoal/Reprodução
Arquivo Pessoal/Reprodução
Ao longo dos últimos 9 dias, indígenas vinha atuando de forma independente até encontrarem, neste domingo, o corpo de Ariane em uma zona de mata nos arredores da reserva em Dourados (MS)

São Paulo – A adolescente indígena Ariane Oliveira Canteiro, de 13 anos, que estava  desaparecida há nove dias, foi encontrada morta neste domingo (11). O corpo foi localizado na mata de uma propriedade rural nos arredores da reserva indígena de Dourados (MS). Ariane estava desaparecida desde a noite de 2 de setembro, quando sumiu da casa da família na Aldeia Jaguapiru. Ela era neta do cacique Getúlio de Oliveira. 

A morte da adolescente foi confirmada pela Polícia Civil do Mato Grosso Sul. Um suspeito foi preso de envolvimento no crime. Segundo a corporação, ele foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da cidade. O caso vem sendo investigado como feminicídio. A Polícia Civil não forneceu mais detalhes sobre a circustância da morte, alegando que a vítima tem menos de 18 anos. 

O desaparecimento da adolescente mobilizou lideranças indígenas que, no dia seguinte ao ao paradeiro, iniciaram a campanha #OndeEstáAriane nas redes sociais. Segundo a mãe da adolescente, Aldeneia Oliveira, ao portal G1, Ariane estava com o irmão brincando com o celular quando eles ouviram alguém bater na porta. Ela saiu para ver quem era e não foi mais vista. “Passamos a noite procurando pela minha filha. No sábado procuramos o cacique, ele acionou as autoridades sobre o desaparecimento”, relatou a mãe. 

Ações e omissões de Bolsonaro levam a violência e morte entre indígenas

Força-tarefa indígena

Nas postagens, lideranças indígenas também comentaram que, nos últimos meses, Ariane estaria recebendo ameaças de morte por meio de bilhetes. A família diz que as intimidações começaram há um ano. Na época, Ariane foi dopada e desapareceu por várias dias até ser deixada em frente de sua casa. O novo sumiço desesperou toda a comunidade que se mobilizou para tentar encontrar pistas de seu paradeiro. 

Ao longo dos últimos 9 dias, indígenas vinha atuando de forma independente até encontrarem, neste domingo, a jovem. O corpo foi localizado já em estado avançado de decomposição e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Dourados. A perda foi lamentada nesta segunda (12) pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). “Parem de violentar nosso corpo território”, pediu o movimento. 

Violência em Dourados

A reserva indígena de Dourados, que abriga as aldeias Jaguapiru e Bororó, é a mais populosa do país. Povos originários das comunidades denunciam, no entanto, que faltam políticas públicas e de assistência. Segundo eles, a sensação é de insegurança diante da violência de fazendeiros da região e também doméstica e sexual. Além da violência constante, a região também é marcada pela falta de condições básicas de vida. 

“Mais uma vez a falta de políticas públicas e segurança no MS tira a vida de um criança indígena. Ariane Oliveira, 13 anos, foi brutalmente assassinada. Após inúmeros bilhetes, as ameaças foram concluídas. A vida indígena no MS segue valendo menos que 1 cabeça de boi”, contestou em seu twitter Eriki Terena. 

Bolsonaro quer turismo em terras indígenas. Confira os planos dos presidenciáveis para o meio ambiente