Sob protestos

Uruguai e Nigéria decidem grupo B no feriado de Salvador

Manifestações são esperadas antes do jogo. Se não é por 20 centavos, tampouco seria por dia de recesso. Partida pode definir classificada ao lado da favoritíssima Espanha

Nigéria treina na Arena Fonte Nova para jogo contra Uruguai pela Copa das Confederações (Peter Powell/EFE)

Em jogo oficial inédito, Uruguai e Nigéria enfrentam-se na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 19h desta quinta-feira (20), no horário de Brasília. Africanos e sul-americanos vão a campo brigar por classificação no Grupo B.

A primeira vaga do grupo é praticamente assegurada para a Espanha. Quem vencer praticamente vaticina a continuidade na competição, porque a última rodada tem favoritismos (quase) a prova de zebras. Em caso de uma segunda vitória africana, mesmo uma derrota ante a Espanha mudaria pouco. Se os sul-americanos levarem a melhor nesta quinta, dependeriam apenas de uma vitória simples sobre o time da Polinésia Francesa na  — aqui entre nós, uma moleza.

Um empate traria graça para a última rodada. Se prevalecessem os favoritismos citados, espanhóis venceriam a Nigéria e a Celeste bateria o Taiti. O primeiro critério de desempate seria o saldo de gols entre as equipes (no caso hipotético de empate, nada resolvido). O segundo critério seria o de gols marcados na competição. Se também houvesse igualdade, o sorteio seria a saída.

Enquanto isso, nas ruas

A cidade administrada por ACM Neto deve enfrentar protestos. O alvo deve ir além do prefeito do DEM e incluir o governador petista, Jacques Wagner, além outras reivindicações e causas. Nem mesmo o feriado decretado para os dias de jogo vai acalmar os ativistas. Afinal, se não é por 20 centavos, tampouco seria por um dia de descanso.