BOA VIAGEM

Uruguai pode golear, mas pernambucano quer ver é outro gol do Taiti

Enquanto o técnico Óscar Tabárez peca pelo excesso ao esconder a escalação de seu time, os taitianos aproveitam o domingo de sol para passear na praia

EFE/Srdjan Suki

Os goleiros do Taiti Mikael Roche e Xavier Samin: seria uma das piores profissões do mundo?

Novamente é aquela corrente pra frente: assim como no Maracanã, contra a Espanha, o Taiti vai contar com apoio total da torcida brasileira, hoje, para fazer pelo menos mais um golzinho nessa Copa das Confederações, contra o Uruguai, a partir das 16h, na Arena Pernambuco. Quando Jonathan Tehau foi às redes no Mineirão, marcando o tento solitário da derrota por 6 a 1 dos taitianos para a Nigéria, inaugurou uma nova mania nas arquibancadas. No Maracanã, os cariocas não se importaram nem um pouco com os dez gols marcados pela Espanha, mas vibraram sem precedentes todas as vezes que o Taiti chegou ao ataque. Após o apito final, o time que representa a Oceania, mesmo goleado impiedosamente, foi ovacionado por todo o estádio.

Hoje, não será diferente. Apesar da cautela excessiva do técnico uruguaio Óscar Tabárez, que escondeu a escalação da Celeste da imprensa, o confronto deverá ser mais uma barbada – a não ser que aconteça uma hecatombe da proporção de um “Maracanazo”. Prova da moleza é que os taitianos, já satisfeitos pelo turismo e pela popularidade obtida em terras brasileiras, resolveu passear na praia de Boa Viagem na manhã deste domingo, sem grandes preocupações. Resta apostar se o volante Jonathan ou algum dos outros três membros da família Tehau que integram a seleção do Taiti – seus irmãos gêmeos Lorenzo e Alvin no meio de campo e o primo Teaonui no ataque – irão carimbar a classificação uruguaia com mais um golzinho. Para o delírio da galera.

Ficha técnica

Uruguai X Taiti
Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Auxiliares: Bertino Miranda e José Trigo (ambos de Portugal)
Uruguai: Muslera; Godín, Coates e Cáceres; Maximiliano Pereira, Arévalo Ríos, Cristian Rodríguez e Álvaro González; Suarez, Cavani e Forlán.
Técnico: Óscar Tabárez.
Taiti: Roche; Alvin Tehau, Vahirua, Ludivion e Caroine;  Bourebare, Vallar, Chong-Hue e Aitamai; Jonathan Tehau e Lemaire.
Técnico: Eddy Etaeta.